A Igreja Católica alterou os Dez Mandamentos?

Publicado: 14 de setembro de 2010 por Rafasoftwares em Mentiras

Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas” (Mt 22,36-40).

Introdução

Uma das armadilhas utilizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) para aliciar os católicos menos instruídos é acusar a Igreja Católica de ter alterado os Dez Mandamentos. Para a IASD, o Decálogo é irrevogável, portanto deve ser guardado para sempre. Conseqüentemente, segundo eles, as igrejas protestantes também erram, pois também não guardam o Decálogo em toda sua inteireza, pois guardam o Domingo e não o Sábado. E então? Quem está com a razão?

A concepção Adventista da reforma da Lei por Cristo

A IASD possui uma doutrina orientada ao legalismo do AT. Embora ela creia no Sacrifício Salvífico de Cristo e na Graça Santificante do Espírito Santo, a IASD não entende que Cristo veio trazer a Antiga Lei à perfeição, mas Sua reforma consistiu somente em abolir as observâncias que eles chamam de cerimoniais.

Estas concepções não são oriundas do final do séc. XIX quando surgiu a IASD. Nada mais são do que a retomada de uma antiga heresia, o Montanismo. Já em meados do séc. II Montano, um ex-sacerdote de Apolo e “converso” ao catolicismo, difundia tal ensino, criando o que os estudiosos chamam de Montanismo ou Heresia Montanista (1).

Montano foi motivado por uma volta iminente de Cristo (inclusive com data marcada…), era tido como profeta de Deus e seus escritos e instruções eram considerados inspirados pelo Espírito Santo. Dos seus seguidores exigia fé incondicional e obediência. Sua doutrina era de uma moral muito rígida, além obrigar seus seguidores a várias orientações alimentares. Será que a semelhança com a Sra. Ellen G. White é mera coincidência?

O Decálogo e a sua vigência

O Decálogo (Dez Mandamentos) são os dez princípios morais e fundamentais de toda Lei que Deus deu a Moisés no Sinai (Ex 34,27-30).

Cristo nos ensinou que “A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e cada um faz violência para aí entrar” (Lc 16,16). Isto deixa mais que claro que o legalismo do AT não está mais vigente para os Cristãos, que vivem um tempo de Graça no Espírito Santo.

Os Adventistas, no entanto, entendem que há uma distinção entre o Decálogo e as Leis Levíticas (ou Torah). Para eles as últimas foram abolidas por Cristo, mas os Dez Mandamentos porque estavam dentro da Arca da Aliança são irrevogáveis.

Interessante notar que os Adventistas para sustentarem a teoria da eternidade dos Dez Mandamentos, se referem às seguintes palavras do Senhor: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição” (Mt 5,17).

Ora, se para eles a palavra “lei” neste versículo se refere ao Decálogo, por que então em Lc 16,16 ela só se refere à Torah? Que exegese é esta da qual se servem os Adventistas?

O fato é que mesmo que adotemos a malabarística exegese adventista para Mt 5,17, isso ainda nos impede aceitar o caráter irrevogável dos Dez Mandamentos. Os Adventistas querem propor que os guardemos como estão nos livros do Êxodo e Levítico. Ora, se Cristo disse que iria levá-los à perfeição, significa que antes não eram perfeitos. Se não eram perfeitos então porque deveríamos aguardá-los como lá estão?

E se a perfeição da Lei é a abolição das ordenanças “cerimoniais”, que não estão no Decálogo, então Jesus não aperfeiçoou em nada os Dez Mandamentos, apenas aboliu a Torah. E se este for o caso, como então a palavra “lei” se aplica somente ao Decálogo?

Aí os Adventistas têm que dar um verdadeiro “nó em pingo d´àgua” para solucionar as inconsistências de suas proposições.

A reforma da Antiga Lei por Cristo

Para compreendermos a reforma na qual Cristo se referiu em Mt 5,17, devemos pontuar a unicidade de todas as ordenanças divinas. Para os antigos Judeus não havia qualquer distinção entre os Dez Mandamentos e a Torah. É o que testifica um especialista no assunto, o Sr. Félix Garcia Lopes:

O Talmude, a propósito de um ponto em discussão, lembra: ‘A lei mandava recitar todos os dias os dez mandamentos. Por que não os recitam mais, hoje? Por causa das maledicências dos minim [os dissidentes]; para que estes não possam dizer: ‘Estes somente foram dados a Moisés, no Sinal’ (Talmud Jer. Berakot 1 ,3c). Segundo estes minim, Deus só pronunciou os dez mandamentos (Dt 5,22); as outras leis são atribuídas a Moisés. A recitação diária do decálogo, na oração comunitária, favorecia indiretamente esta idéia de que provocava certo desprezo pelas outras leis. A fim de evitar este mal-estar,o judaísmo ortodoxo – talvez nos círculos de Iabne [ou Jâmnia], no fim do século 1 d.C. -suprimiu do serviço sinagogal cotidiano a recitação do decálogo (2).

Isto também pode ser atestado nas próprias palavras de Jesus ao Jovem Rico (cf. Mt 22,36-40; Mc 10,17-20;) e no Sermão da Montanha (cf. Mt 5-7).

Devemos primeiro entender a motivação da Lei, isto é, a razão de sua existência. Escrevendo aos Gálatas, comunidade formada principalmente por cristãos vindos do judaísmo, assim São Paulo se expressa:

Antes que viesse a fé, estávamos encerrados sob a vigilância de uma lei, esperando a revelação da fé. Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé. Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo, porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo” (Gl 3,23-26).

Como podemos ver, São Paulo diz que a Lei de Moisés tinha como objetivo orientar para Cristo. Isso era possível porque dava consciência de que homem era pecador, transgressor da Vontade de Deus. Deus manifestou em Sua Lei aquilo que o homem não conseguia ver em seu próprio coração (cf. CIC no. 1962).

No entanto, a antiga Lei não comunicava ao homem a Graça do Espírito Santo necessária para agradar a Deus. Ela apontava para o pecado, mas não era capaz de justificar o homem. Por isso, São Paulo também ensinou aos cristãos vindos do judaísmo:

Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz” (Cl 2,13-14).

Que documento é este do qual São Paulo fala que condenava os judeus? Era a própria Lei que acusava a consciência, mas não comunicava a Graça Santificante.

A doutrina paulina sobre os Dez Mandamentos

Como já apresentamos, a vigência da Antiga-Lei era um ministério de condenação, enquanto o ministério de Cristo é Graça no Espírito Santo. Por esta razão, São Paulo escreveu aos Coríntios:

Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório), quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito! Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais o há de sobrepujar em glória o ministério da justificação! Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta glória eminentemente superior, empalidece a glória do primeiro ministério. Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!” (2Cor 3,7-11) (grifos meus).

Nestas palavras do Apóstolo se desfaz a doutrina da irrevogabilidade do Decálogo. Enquanto os adventistas ensinam que devemos ainda observar a letra dos Dez Mandamentos (e aí que se fundamenta a doutrina deles sobre o Sábado), São Paulo diz que é “transitório”. Ora, algo que é transitório não pode jamais ser permanente. É transitório porque algo virá a sucedê-lo.

Aí os adventistas com a sua “exegese” afirmam que São Paulo estava se referindo à Lei de Moisés e não aos Dez Mandamentos. Ora, o que foi “gravado com letras em pedra”? Foi o Decálogo ou a Lei Mosaica?

A Escritura não deixa dúvidas de que o Apóstolo estava se referindo aos Dez Mandamentos. Em 2 Cor 3,7-11, São Paulo se refere a um evento registrado no Êxodo:

Moisés ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras. Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas da lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante a sua conversa com o Senhor. E, tendo-o visto Aarão e todos os israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele” (Ex 34,28-30) (grifos meus).

Como se vê o principal fundamento da doutrina adventista está alicerçado sobre a falsa doutrina da irrevogabilidade dos Dez Mandamentos. Querem sustentar sua falsa doutrina ignorando os escritos paulinos e criando uma imaginária separação entre lei moral e lei cerimonial.

Os Dez Mandamentos no Catecismo da Igreja Católica (CIC)

A antiga Lei ensinava o princípio do “olho por olho e dente por dente” (cf. Ex 21,24; Lv 24,20; Dt 19,21). Porém, Cristo nos ensina a dar a face àqueles que nos batem (cf. Mt 5,39). Podemos perceber nisto um indício da perfeição que Cristo prometeu que daria à Lei.

Um outro exemplo é a exposição do Senhor no Sermão da Montanha (cf. Mt 5-7), culminando no resumo de toda Lei em duas ordenanças apenas:

Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas” (Mt 22,36-40) (3).

Nos parágrafos 1961 a 1964, o CIC explica a Lei e seu aperfeiçoamento prometido por Cristo. Depois nos parágrafos 1965 a 1974, o Catecismo expõe sobre a Nova Lei, a Lei da Graça. É aqui que a Igreja Católica apresenta uma interpretação dos Dez Mandamentos, não segundo a Antiga Lei, mas conforme a Nova Lei inaugurada por Cristo, a Lei da Graça. A proposta da Igreja no CIC era mostrar como aqueles princípios universais expostos na Antiga Lei se aplicariam na Nova Lei.

Se por isto os Adventistas acusam a Igreja de alterar os Dez Mandamentos, porque também não acusam a Cristo, se foi Ele que primeiro o fez?

Conclusão

A acusação adventista à Igreja Católica procede de um princípio falso: a irrevogabilidade do Decálogo. Falso porque o que é irrevogável não tem vigência definida (cf. Lc 16,16), não precisa ser levado à perfeição (cf. Mt 5,17) e nem é transitório (cf. 2Cor 3,7-11).

Os Dez Mandamentos conforme constam no CIC é uma visão dos seus princípios à Luz da Nova Lei inaugurada por Cristo Nosso Senhor.

Enquanto os Adventistas propõe uma doutrina tendo como base as tábuas de pedra, que para eles são os únicos mandamentos de Deus, São Paulo ensina que os verdadeiros cristãos são “uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações” (2 Cor 3,3).

Infelizmente os adventistas estão aprisionados na letra do Decálogo. Isto me lembra as seguintes palavras de São Paulo:

Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo. Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Cor 3,4-6).

Nós Católicos continuaremos fiéis do Depósito da Fé que os Santos Apóstolos confiaram à Igreja Católica.

Notas

(1) Para saber mais sobre a Heresia Montanista recomendo o livro “História das Heresias”, de Roque Frangiotti. Editora Paulus, São Paulo: 1995. 4a. Edição 2004.

(2) LOPES, Félix Garcia. O Decálogo. São Paulo: Paulus, 1995. p. 35.

(3) Note o leitor que Cristo não diz que o maior mandamento da Lei é a guarda do Sábado, como pretendem os sabatistas.

Autor: Alessandro Lima

comentários
  1. Kat disse:

    Que o Espírito Santo de Deus,possa nos dirigir
    conforme os seu desíguinos.
    Que sabedoria humana,não seja maior que a fé!!

  2. paulino disse:

    Rafael vc diz que Nao vai mais publicar meus comentários porque eu Te chamei de mentiroso. Então me diz o que e isso?Vc diz claramente com base em Lucas 16:16 que a lei não está mais vigente para os Cristãos, que vivem um tempo de Graça no Espírito Santo.vc sabe muito bem que no original grego Nao existe a palavra “duraram”.isso e verdade ou mentira? Leia Mateus 11:13 ai vc vai entender.(Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João.) Agora vamos para Mateus A palavra “cumprir” em mateus 5:17 vem da palavra grega “pleros” e significa “completar”, “encher”. Uma lei que foi completada e aperfeiçoada por Cristo não pode ser abolida ou chegar em algum momento que não mais seja válida. Gostaria que os críticos analisassem isto com sinceridade e oração. Rafael a lei de Deus e santa!!Romanos 7:13 (De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.) 1) Rafael, O termo “lei” usado em nossas bíblias é um termo limitado e inadequado, pois não expressa com exatidão seu sentido original. A palavra hebraica usada no chamado “Antigo Testamento” (Tanach) é o substantivo “Torá”, que pode ser traduzido como “instrução”. Sem dúvida é importante observar que só nesta adequada definição do termo “Torá” teremos removido toda a idéia “legal” associada à expressão “lei”. Na verdade esta tradução de Torá para lei nas bíblias modernas está sob influência da Vulgata Latina que traduz tendenciosamente a expressão por “Lex”, trazendo a idéia de que a Torá só tem aplicação legal, o que uma inverdade.A Torá é uma instrução Divina. Nao Rafael, a lei Nao foi cravada na cruz. O termo grego para “escrito” de dívida encontrado em Colossenses 2:14 é “cheirographon”. Segundo o Léxico Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil), a palavra possui os seguintes significados: 1) manuscrito, o que alguém escreveu por sua própria mão;2) nota manuscrita na qual alguém reconhece que recebeu dinheiro como depositário ou por empréstimo, e que será devolvido no tempo determinado. Desse modo, Paulo não está dizendo que a Lei de Deus foi abolida (o termo cheirographon não é sinônimo de nomos – lei. NUNCA cheirographon é traduzido por “Lei”, no grego bíblico) e sim que a o relato do pecado – que era contra nós – foi cravado na cruz. Esse relato é simbolizado por uma nota promissória que Jesus pagou, de modo que não mais estamos em débito para com Deus e Sua santa Lei. E, assim, não estamos mais destinados à morte eterna – demanda legal para todo o pecador (Romanos 6:23). O Dr. George Knight, em uma nota no livro Questões Sobre Doutrina (Casa Publicadora Brasileira, 2009) apresentou uma interessante tradução de Colossenses 2:14, com base no significado de cheirographon (escrito de dívida): “A English Standard Version o expressa [o texto de Colossenses 2:13, 14] corretamente ao observar que ‘Deus [nos] tornou vivos juntamente com Ele, tendo nos perdoado todas as nossas ofensas ao cancelar o relato de débito que se colocava contra nós com suas demandas legais’” – p. 124. Usar esse texto para dizer que a Lei Moral ou a Lei cerimonial foi abolida é desconsiderar o significado do termo e o propósito da carta aos Colossenses. Conclusão A acusação adventista à Igreja Católica procede de um princípio verdadeiro. A própria igreja católica diz que mudou a observância da guarda do sábado para o domingo. No Boletim Católico Universal, pág. 4, de 14 de agosto de 1942 foi escrito: “A Igreja mudou a observância do sábado para o domingo pelo direito divino e a autoridade infalível concedida a ela pelo seu fundador, Jesus Cristo. O protestante, propondo a Bíblia como seu único guia de fé, não tem razão para observar o domingo. Nessa questão, os Adventistas do Sétimo Dia são os únicos protestantes coerentes.” “O domingo é uma instituição e suas reivindicações de observância podem ser definidas unicamente em princípios católicos… Desde o princípio até o fim das Escrituras não há uma só passagem que autorize a mudança do dia de adoração pública semanal do último dia da semana ao primeiro.” The Catholic Press, Sidney, Austrália, agosto de 1899. Veja rafael, Nao sou eu que estou dizendo. E a sua própria igreja….. Rafael me mostre um adventista dizendo que o maior mandamento da lei e o sabado… Veja ai a inverdade de sua parte! Enviado via iPhone

  3. vilson disse:

    Voces não responderam se a Igreja Católica mudou os dez mandamentos!!!. Alguém mudou, e em nenhum lugar da Bíblia está escrito que devemos guardar domingos e festas, assim como em nenhum lugar da bíblia está escrito que devemos adorar ou nos curvar a imagens ou santos e sim somente a Deus. Em nenhum capítulo da Bíblia está escrito a chamada “Assunção de Maria”. Alguns padres católicos dizem que Maria permaneceu virgem, o que é uma grande mentira, pois como pode uma mulher que deu a luz a uma criança permanecer virgem. Mesmo nós evangélicos acreditamos que Maria era virgem e concebeu do Espírito Santo, o Salvador Jesus, O Messias, porém é inegável que Maria deixou de ser virgem após dar a luz, até porque naquela época não se faziam a Cesariana como nos dias de hoje. Além do mais no próprio livro de São Mateus está escrito uma visita de Maria e os seus outros filhos, irmãos de Jesus ao Mestre. A Bíblia também fala que só há um unico intercessor entre Deus e os homens “jesus Cristo” e não santos ou quem quer que seja. Pelo contrário toda a Bíblia condena qualquer tipo de adoração a pessoas, sejam elas santas ou não. Se voce me provar o contrário…
    Além do mais, os dez mandamentos foram alterados pelo Imperador Domingos Constantino que era pagão adorador do deus Sol, que po volta dos anos 300 DC, supostamente converteu-se ao cristianismo e trouxe todas as vestimentas e rituais pagãos para a “nova” igreja cristã. Em inglês a palavra domingo é Sunday, ou seja SUN = SOL, DAY = DIA, dia do Sol, que os pagãos adoravam.
    Onde está escrito na bíblia que devemos guardar domingos e festas, onde está escrito que devemos adorar, reverenciar, pedir a intercessão de criaturas mesmos que santos??
    Voces deveriam estudar mais a bíblia. Onde está escrito que uma criança foi batizada?
    O que significa o batismo, “sepultamento dos pecados”, Como pode alguém ter os seus pecados sepultados com gotas de água na testa. Jesus foi batizado adulto, João Batista só batizava adultos para o arrependimento dos pecados, assim como os apóstolos. Não tem nenhum relato de criança sendo batizada.
    Será que é tão difícil entender estas coisas que estão explícitas na Bíblia Sagrada. Orar para anjos nos proteger?? onde está escrito isso?? E tantas outras coisas
    Cegos, guia de cegos???

    • Rafasoftwares disse:

      “Sepultados com ele [Cristo] no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz” (Cl 2,12-14)

      Caro Vilson, que a paz do Senhor Jesus esteja com você e com os Seus,
      Não respondemos se a Igreja católica alterou os 10 mandamentos? Então como a maioria dos protestantes que aqui andam você não leu a matéria e saiu comentando, já repeti pra muitos e vou repetir pra você, não comente sem antes ler a matéria e nos comentários não fuja do assunto que diz respeito a matéria, mas como é o seu primeiro comentário vou lhe responder!

      Após falar sobre a nova economia que Jesus veio trazer o autor diz que não tem nada alterado nos 10 mandamentos LEIA:

      ”Nos parágrafos 1961 a 1964, o CIC explica a Lei e seu aperfeiçoamento prometido por Cristo. Depois nos parágrafos 1965 a 1974, o Catecismo expõe sobre a Nova Lei, a Lei da Graça. É aqui que a Igreja Católica apresenta uma interpretação dos Dez Mandamentos, não segundo a Antiga Lei, mas conforme a Nova Lei inaugurada por Cristo, a Lei da Graça. A proposta da Igreja no CIC era mostrar como aqueles princípios universais expostos na Antiga Lei se aplicariam na Nova Lei.”

      Está escrito em vários lugares da Bíblia que os primeiros cristãos guardavam o domingo, por que Jesus ressuscitou no domingo.

      Mc 16, 9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

      Jo 20, 19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

      Act 20, 7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.

      1Co 16, 2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.

      Peço que me mostre uma passagem do Novo testamento dos Cristãos guardando o sábado!

      Onde está escrito que a Igreja católica ensina que devemos adorar a outras pessoas ou seres e não somente a Deus? Mostre me por que eu não sei!

      Assunção de Maria é crida desde os primeiros séculos relatada historicamente e em alguns livros apócrifos ela é relatada, a igreja nunca aceitou esses livros, porém servem de base como conteúdo histórico. E a sagrada tradição e os apóstolos confirmam isso!

      Leia :

      http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=18297415&tid=2506274023243578758&kw=maria

      Meu caro a pessoa perde a virgindade quando ela tem relação sexual!

      Bem onde está escrito sobre os outros filhos de Maria? O que a bíblia fala é dos irmãos de Jesus. Que devido ao hebraico não existir a palavra primo, nem tio, todos são chamados como irmãos!

      Meu caro onde está escrito que Jesus é o único intercessor? Sendo assim a bíblia está se contradizendo quando diz que devemos interceder uns pelos outros! A bíblia diz que Jesus é o único mediador na condição de Deus encarnado que morreu por nossos pecados na cruz, não que ele é o único que pode orar por nós!

      Hebreus 13, 18. Orai por nós…

      Tiago 5, 16. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia.

      1 Ts 5, 25. Irmãos, orai também por nós.

      Romanos 15, 30. Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito, combatei comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim 31. para que eu escape dos infiéis que estão na Judéia, e para que o auxílio que levo a Jerusalém seja bem acolhido pelos irmãos.

      Vê ai Paulo pedindo que os irmãos intercedam por ele?

      Meu caro você sabe muito de história mesmo, primeiro estude e depois afirme! Constantino só se converteu ao Cristianismo no leito de morte, quando também foi batizado. Segundo as vestimentas sacerdotais já vem desde o antigo testamento, leia a bíblia e veja, acho que você não ler né?
      Meu jovem o que tem haver a palavra Sunday com Domingo a não ser o nome dado ao primeiro dia da semana? Deixa eu lhe explicar a origem pra você. Como já disse os cristãos já observavam o primeiro dia da semana e deram o nome de Dia do Senhor como podemos ver em….

      Apocalipse 1, 10:
      ἐγενόμην ἐν πνεύματι ἐν τῇ κυριακῇ ἡμέρᾳ καὶ ἤκουσα ὀπίσω μου φωνὴν μεγάλην ὡς σάλπιγγος

      Tradução :

      Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta…

      E em latim dia do Senhor é “dominica die” daí como o portugues é um língua originaria do Latim temos para Dia do Senhor “Domingo”, o inglês se não sabe é uma língua moderna que é uma língua anglo-saxônica criada relativamente a pouco tempo, na época de Constantino nem se imaginava inglês.
      Bem eu já mostrei que os primeiros cristãos guardavam o domingo quer mais passagem é? Leia está aqui:

      “Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo” (Col 2,16-17)

      Vejamos o batismo de crianças,agora, uma vez que Deus não alterou seu pacto (Salmo. 89:34), nós não nos surpreendemos que não haja um texto no Novo Testamento indicando que os filhos dos crentes que eram participantes do pacto, agora já não são mais. Ao contrário, Colossenses 2:11 e 12 traçam um paralelo especifico, entre batismo e circuncisão; aqueles que eram então circuncidados, que sejam agora batizados. {e os judeus são circuncidados aos 8 dias de nascidos (Gn 17, 10-12)}, e o que era a circuncisão se não uma consagração e uma aliança que os pais faziam? E o que é batismo se não isto?

      Faço das suas as minhas palavras:

      Será que é tão difícil entender estas coisas que estão explícitas na Bíblia Sagrada.?

      Caro amigo, leia as matérias aqui postadas e verá, tudo isto que falou já refutado!

      In Cord Jesu , semper,

      Rafael Rodrigues.

    • José Carlos de Oliveira disse:

      Bom, protestantes sempre julgando sem conhecer as causas…Eis o porque de mais de 60 mil divisões atualmente…

  4. paulino disse:

    rafael estou esperando vc colocar meus comentarios.
    sera que esta tao dificil de responder?

    • Rafasoftwares disse:

      Paulino,

      Não sei por que vocês protestantes são tão pretenciosos…
      Nobre Cidadão, eu trabalho e faço faculdade, quase naõ tenho tempo pra nada, não tenho como passar horas escrevendo, visto que seus comentários são longos e preciso lê-los e gosto de comentar parte por parte do que você falou, mas como quer que eu aceite estão ai todos aceitos, vou lhe responder não mais com comentário e sim com matérias.

      • Rafasoftwares disse:

        Paulino,

        Seus comentários não iraão mais ser respondidos se continuar a copiar e colar aqui, estou aqui para responder os seus argumentos e duvidas quanto as matérias e não os dos outros blogs (mesmo que estes mereçam respostas)!
        Se naõ tem argumentos não poste, estude e depois venha debater.

        Você nem ler o que eu posto, passa o olho por cima e depois copia de outro site e cola a resposta aqui, as mesmas que andou postando no Digitus Dei e que eles já refutaram!

        http://www.digitusdei.com.br/2010/11/domingo-e-pais-da-igreja-resposta-ao.html

        Como disse naõ tenho muito tempo para responder, portanto se quizer seus comentários aceitos coloque palavras suas, e não de sites que você confia cegamente, não venha com textos gigantes que creio que você nem ler todo!

        O Digitus Dei é nosso parceiro, não precisamos fica respondendo o que eles já responderam e que nem seu é!

        Existe uma coisa que se chama plágio, quando não se cita as fontes!

        Postamos matérias aqui de nossos amigos e sites parceiros, já falou em um não precisa falar no outro!

      • Rafasoftwares disse:

        Atos 20:
        7. No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte,
        conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite.

        I Coríntios 10:

        16. O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?

        I corintios 11:

        20. Desse modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor,
        21. porquanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição; e enquanto uns têm fome, outros se fartam.
        22. Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi?
        Devo louvar-vos? Não! Nisto não vos louvo…
        23. Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
        24. e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.
        25. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue;
        todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.
        26. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.

        Vê ai algo parecido com os que os Católicos fazem Hoje?

        Romanos 6:

        14. O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça.
        15. Então? Havemos de pecar, pelo fato de não estarmos sob a lei, mas sob a graça? De modo algum.

        Quando Cristo veio, o jugo dos fariseus fizera do sábado um dia de escravidão (Mt 12,1-14; At 1,12; Lc 6,6; 13,10-17; Jo 5,9-18; 7,21-24; 9,14-16).

        Cristo transforma o sábado no dia da sepultura (Lc 23,53s; Jo 19,31-42) e fixa para o dia seguinte -domingo -o dia da Ressurreição, da libertação, da nova criação (Mc 16,2-9; Jo 20,1.19).

        O domingo é o dia em que o Senhor se manifesta (Jo 20,16.26) e transmite o seu perdão (Jo 20,19-23). É o dia da reunião da comunidade cristã (At 20,7; 1Cor 16,2). Por isso, o sétimo dia no qual o cristão repousa e se dedica à oração é o domingo (At 20,7; Ap 1,10).

        No NT, o primeiro dia da semana, por ser o dia da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, foi chamado “Dia do Senhor” (Ap 1,10).

        Mateus 5,
        38. Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente.
        39. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.
        40. Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa.
        41. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil.

        Jesus anulou a Lei?

        O mandamento de Jesus é o Amor:
        João 15,
        12. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.

        Só mais uma coisa, não existe versão católica para os 10 mandamentos, pegue qualquer bíblia católica, com um imprimatur de um bispo e verá lá em Deuteronomio exôdo que é igualzinho aos originais e até mesmo as biblias protestantes.
        A unica coisa que a igreja fez, foi uma simplificação, não a nivél de doutrina, foi pra nível didático.

        Este é um velho comentário meu, a um adventista que expos os mesmos argumentos seus, em uma comunidade, há alguns meses!

  5. paulino disse:

    se vc tem parcerias, porque eu não posso ter?
    o blog na mira da verdade tambem é meu parceiro,portanto não preciso formular argumento que já estão respondidos!

  6. gostaria de dizer a vc que a lei de mioisés e a propria lei de jesus cristo rei dos reis e senhor dos senhores. aquele que vivi pelos seculos dos seculos. jesus nasceu de maria e se fez carne. mas não surgiu a partir dai.portanto ele e senhor do sababo. na arca que esta jumto de deus. esta contido os dez mandamentos e la não existe domingo. pois o domingo e dos pagaõs. dosadoradores do deus sol.que deus tanha misericordia. de vcs.

    • Rafasoftwares disse:

      Caro Altair Silva Santos,

      Gostaria de Dizer a você que se não colocar bases bíblicas no que você aqui fala, seus comentários serão desconsiderados, protestantes aqui neste blog católico, só são respondidos seriamente, quando estão a acusar ou confrontar nossas matérias, quando coloção referencias do que falam e provam bíblicamente o qyue falam, caso contrário são ignorados. Espero que você não seja mais um, já estamos cansados de debater com deuses aqui no blog.

      Rafael Rodrigues

  7. mara mendonça disse:

    Por favor, me informem em quais livro do Velho Testamento e do Novo Testamento e quais capítulos, parágrafos e versículos da BÍBLIA SAGRADA que está escrito que guarda do Santo Sábado do Senhor foi abolida por Deus ???????????????????

    Por favor, me informem em qual livro do Velho Testamento e do Novo Testamento e quais capítulos, parágrafos e versículos da BÍBLIA SAGRADA que está escrito que JESUS guardava o domingo e que devemos guardar o domingo ???????????????????

  8. paulo cesar da silva disse:

    sou evangelico e entendo que guardar domingos e festa e meio esquecito do que esta escrito, mas cada um acredita no que quiser e entenda conforme quiser, Deus deixou livre pra vc escolher o que quiser acreditar e ai no jugamento que esta muito proximo descobriremos a verdade, eu posso nao aceitar o que o outro diz, mas tenho que respeitar cada um que siga conforme seu coraçao diz e as santas escritoruras disem, quem quiser cre diferente que creia cada um na sua e todos em Jesus Cristo o unico salvador de todos nos, Deus abençoe a todos

    • Rafasoftwares disse:

      Caro Paulo Cesar,

      A guarda do domingo, não é esquisito de nada do que está escrito a Igreja depois da ressureição de Cristo no primeiro dia da seman, passou somente a guardar o domingo, em memória da ressurreição dele.

      Se a Igreja Cristã guardava o sábado, por que não vemos nenhum relato escrito dos primeiros cristãos afirmando que estes guardavam o sábado?

      Se a Igreja cristã guardava o sábado, por que todas as citações das reuniões da Igreja a bíblia relata que foram no domingo e nunca no sábado? (Atos 20:7 e I Coríntios 16:2)

      Se os cristãos tem que guardar o sábado porque Deus diz que o sábado era um sinal entre Ele e Israel somente? (Ezequiel 20, 12-20).

      Ou seja, domingo nada mais foi do que a observancia até Jesus, depois da ressureição tudo mudou!

      Se puder provar ao contrário, no que está escrito no novo testamento, ficarei aqui esperando sua resposta!

      In Cord, Iesu, Semper,

      Rafael Rodrigues!

      • ola boa terde rafael vc esqueceu de mecionar essas passagens que estar no novo testamento e como vc mesmo pediu para provar por gentileza leia essas passagens , Lucas 4:16, Marcos 2:27, 28 , Atos 13:14; 16:13; 17:2; 18:1-4, 11 ——————— Atos 13:14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; ,,,,,,,,,,,,,,, ATOS 16:13 E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,ATOS 17:2 E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras ,,,,,,,,,,,,,,,ATOS 18:1-4 1. E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.
        2. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,
        3. E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
        4. E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,”NÃO violarei a minha aliança NEM MODIFICAREI AS PROMESSAS DOS MEUS LÁBIOS”. Salmo 89:34 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra”. Mateus 5:17, 18. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,”Pois quem obedece a toda Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: ‘Não adulterarás’, também disse: ‘Não matarás’. Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei”. Tiago 2:10, 11 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,——————————–será que jesus esqueceu de dizer para os apostolos que era para guardar o domingo .. ou será que os apostolos eram hereges e não obedeceram a jesus. abraço e fique na paz . na verdade eu penso que devemos guardar todos os dias pois temos que santificar todos os dias , mais pra mim não resta dúvidas que o dia escolhido por Deus é sabado e se jesus quisseze ter mudado teria deixado escrito em alguma parte da bíblia e ao contrario ele mesmo disso não vim abolir .

  9. paulo cesar da silva disse:

    ta, vamos supor que esse negocio de guardar os domingos seja verdade, que Deus mudou o sabado para o domingo, como vcs guarda o domingo? com churrasco , bebidas e festas ou é asim que devemos guardar o domingo, onde fica dedicaçao do dia do senhor? abraços Desu abençoe

    • Rafasoftwares disse:

      Caro Paulo Cersar,

      Guadar o Domingo não é uma Suposição, mas uma realidade, O sábado foi revogado depois que Cristo encravuo na cruz a letra da Lei…

      Em relação a guardar o Domingo, cada um guardar como lhe achar melhor…
      As recomendações da Igreja Neotestamentárias e pastorais católicas, são as mesma dos judeus com o sábado, mas claro sem toda aquela rigidez desnecessária farisáica.

      Bem, se alguem passa o domingo, em churrasco e festas é um problema da própria pessoa, é com ela e Deus.

      In Cord Iesu, Semper,

      Rafael Rodrigues.

      • Sergio disse:

        Quando Deus criou Céus e Terra , Deus separou dia da noite,e houve tarde e manhã-primeiro dia;
        Deus foi criando e foi se dizendo segundo dia, terceiro ,quarto, quinto, sexto e sétimo dia.
        Deus não disse domingo , segunda, terça…..
        Nós homens estamos acostumados com as coisas que o próprio homem fez , mudando e dando nomes as coisas da natureza. Isso foi para que nós pudéssemos nos manter em ordem, como dia, semana, mes , ano , horário , década e século.
        Gente, é só ler a BIBLIA

  10. caro RAFA,qe a paz do SENHOR esteja com tigo e os seus…..
    os católicos dizem qe o sábado foi escrito sómente para os judeus?
    BÍBLICAMENTE dir-te-ei, NÃO. porqe segundo o livro de MARCOS 2;27 -o sábado foi feito por causa do homem…não especifica,JUDEU ou outra tribo…mais homem,no geral.
    segundo o livro de geneses 1:1: 2;2-3.DEUS fez a terra e tudo qe existe em 6 dias e no sétimo dia descançou….está claro? não existia JUDEU nenhum.
    no livro de êxodo 20;8-11. DEUS recorda através de MOISES ,aos homens a lembrar o dia de SÁBADO e não DOMINGO,porqe DEUS,sabia diantemão qe haveriam homens na terra qe esqeceriam,guardar o SÁBADO e não o DOMINGO.
    até os disciplos de JESUS foram fiéis ao guardarem o SÁBADO e não o DOMINGO ver actos 17;2, actos 13;42,44.actos 18;4.actos 18;11 paulo pregou 78 sábados em corintos.18 meses e 27 meses 116 sábados em éfeso,actos 19;8-10.paulo trabalhava do 1º ao 6º dia e no sábado feichava a oficina de fazer tendas e ia a igreja, veja actos 18;1-4.só para sitar.
    O SENHOR DISSE QE A MORTE DO MESTRE NA CRUZ ABOLIU A LEI:
    veja qe é mentira,mas vê com olho de humildade não com olho de crítico…JESUS morreu nas vésperas de SÁBADO ver marcos 15;37-42….na sexta feira,as discipulas prepararam unguentos para ungir o corpo de JESUS e NO SÁBADO REPOUSARAM CONFORME O MANDAMENTO,ver lucas 23;56….sómente depois de passar o SÁBADO marcos 16;1, as discipulas vieram embalçamar o corpo de JESUS. o própio JESUS guardou o SÁBADO ver lucas 4;16. até nos céus vamos guardar o SÁBADO, ver ISAIAS 66;22-23…. irmão não basta ser convicente,pensando apenas como homem, este é um chamado DO DEUS VIVO, estão te enganando….a IASD,não permite qe só os pastores abram a BÍBLIA, mas a uma abertura no sentido de qe todo crente examine a escritura como diz o livro sagrado…qe a nossa discussão não seja apenas para vanglória cá na terra e ao descutimos pensemos na dura cruz qe JESUS MORREU por nós…AMÉM e bem haja….irmão.

  11. por favor,qdo tiveres tempo comente estas,afirmações. terei o gosto em ler o seu comentário,obrigado.

  12. catia disse:

    Acreditar no Programa Mira da Verdade? rsrsrs

    Esse mesmo programa o apresentador Falou que LUTERO FOI UM ENVIADO DE DEUS,acho que eles não conhecem a história do BEBERRÃO LUTERO,chega ser engraçado………

    Protestantes dizem: “Lutero foi usado por Deus para corrigir a Igreja”.
    Veja se um homem que escreveu as blasfêmias abaixo, pode ser usado por Deus:
    “QUEM FOI MARTINHO LUTERO
    Martinho Lutero fundador da religião sem sacramento, sem hierarquia eclesiástica, que desprezou o valor das obras piedosas e das obras penitentes em nossa salvação, fez os comentários heréticos sobre a doutrina cristã que podemos ler abaixo. Em suas “Conversas à Mesa” [Tischreden, em alemão] — anotações de admiradores editadas em forma de livro, Lutero dizia coisas terríveis sobre Deus e sobre Jesus Cristo.
    Vejam:
    “Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: “Que fez, então, com ela? ” Depois, com Madalena, depois, com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer” (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).

    Lutero blasfema:
    “Deus est stultissimus”( Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147). Lutero concluia : “Deus age sempre como um louco” (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111). Cadernos pessoais de Lutero recentemente descobertos estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre o tema Lutero afirma que Cristo é, simultaneamente , Deus e satanás, o bem e o mal.
    Lutero exibe um dualismo gnóstico e herético. Os protestantes desconhecem os escritos de Lutero. Os poucos Pastores que conhecem esses textos buscam esconder essas tais frases.
    Lutero culpava Deus por todos os crimes da história , e dizia que Judas não tinha opção , não podia deixar de trair o Cristo, o mesmo com Adão .Deus determinava quem seria pecador. Anotações “esquecidas” Sobre a Missa: “Quando a missa for revirada, acho que nós teremos revirado o papado! Porque é sobre a missa, como sobre uma rocha, que o papado se apoia totalmente, com seus mosteiros, seus bispados, seus colégios, seus altares, seus ministérios e sua doutrina…Tudo isto desabará quando desabar sua missa sacrílega e abominável” (Lutero). (Père Barrielle, Avant de mourir, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi – Daniel Raffard de Brienne – 1983 – ).
    Sobre o Ofertório:
    “Segue toda esta abominação à qual se submete tudo aquilo que precede. É o que denominamos de Ofertório, e tudo, nele, exprime a oblação” (Lutero). (Henri Charlier, La messe ancienne et la nouvelle D.M.M., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi – Daniel Raffard de Brienne – 1983).
    Sobre o Canon:
    “Este abominável cânon, que é uma coletânea de lacunas lodosas; … fez-se, da Missa, um sacrifício; acrescentaram- se os ofertórios. A Missa não é um sacrifício ou a ação de um sacrificador. Olhemo-la como sacramento ou como testamento. Chamemo- la de benção, eucaristia, ou mesa do Senhor, ou Ceia do Senhor ou Memória do Senhor” (Lutero). (Luther, Sermon du 1er dimanche de l’Avent, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi Daniel Raffard de Brienne – 1983).
    Sobre a tática a seguir, para a implantação da sua nova missa:
    “Para chegar segura e felizmente ao objetivo, é preciso conservar algumas cerimônias da antiga missa, para os fracos, que poderiam se escandalizar com mudanças demasiadamente bruscas” (Lutero). (Père Barrielle, La messe catholique est-elle encore permise?, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi , Daniel Raffard de Brienne 1983).
    “O padre pode, muito bem, atuar de tal modo que o homem do povo ignore sempre a mudança realizada e possa assistir a missa, sem encontrar com o que se escandalizar” (Lutero). (Jacques Maritain, Trois Réformateurs, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi , Daniel Raffard de Brienne 1983).
    Sobre o sacerdócio:
    “Que loucura querer monopilizá-lo para alguns” (Lutero). (Para ele o sacerdócio não era restrito aos padres, mas compartilhado por todos os fiéis). (Léon Cristiani, Du luthéranisme au protestantisme, 1910, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi , Daniel Raffard de Brienne 1983).
    Sobre seu comportamento:
    “Eu estou, da manhã à noite, desocupado e bêbado. Você me pergunta por que eu bebo tanto, por que eu falo tão galhardamente e por que eu como tão freqüentemente? É para pregar uma peça ao diabo que se pôs a me atormentar”.
    É bebendo, comendo, rindo, nessa situação, e cada vez mais, e até mesmo cometendo algum pecado, à guisa de desafio e desprezo por Satanás, procurando tirar os pensamentos sugeridos pelo diabo com o auxílio de outros pensamentos, como, por exemplo, pensando numa linda moça, na avareza ou na embriaguês, caso contrário ficarei muito raivoso.” (Lutero).
    (Marie Carré, J’ai choisi l’unité – D.P.F., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi , Daniel Raffard de Brienne 1983).
    “Eu tive até três esposas ao mesmo tempo.” (Lutero). (Dois meses após ter dito isto, Lutero se casa com uma quarta mulher, uma freira). (Guy Le Rumeur, La révolte des hommes et l’heure de Marie 1981, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi – Daniel Raffard de Brienne 1983).
    Sobre a Igreja:
    “Se nós condenamos os ladrões à fôrca, os assaltantes ao cadafalso, os hereges à fogueira, por que não recorremos, com todas as nossas armas, contra esses doutores da perdição, esses cardeais, esses papas, toda essa seqüela da Sodoma romana, que não para de corromper a Igreja de Deus? Por que não lavamos nossas mãos no seu sangue?” (Lutero). (Hartmann Grisar, Martin Luther – La vie et son oeuvre – 2ª ed. – Ed. P . Lethielleuz – Paris -1931).
    Sobre Deus:
    “Certamente Deus é grande e poderoso, e bom e misericordioso, e tudo quanto se pode imaginar nesse sentido, mas é estúpido” (Lutero). (Id. Propos de Tables – no. 963, ed. De Weimar, I , 487). Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo: “Pensais, sem dúvida que o beberrão Cristo, tendo bebido demais na última Ceia, aturdiu os discípulos com vã tagarelice?” (Lutero). (Funk Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi – 1956 – pg. 135)
    “Cristo cometeu adultério pela primeira vez, com a mulher da fonte, de que nos fala S. João. Não se murmurava em torno dele: «Que fêz, então com ela?» Depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer” (Lutero). (Funk Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi – 1956 ) ”
    Fonte: site montfort.

  13. catia disse:

    Bom dia.

    Começaremos a refletir na Palavra de Deus a partir deste versículo, onde Jesus diz:

    Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu Mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.(João 12:49)

    Jesus declara que fala aquilo que seu Pai fala ao seu coração e também declara que Deus deu Mandamento a Jesus sobre o que deve dizer e sobre o que deve falar, e Jesus fala de um Novo Mandamento.

    Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.(João 13:34)

    Um novo mandamento é que Deus através De Seu Filho Jesus nos revela e confirmado pelo Apostolo Paulo que afirma :

    Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Gálatas 5:14)
    O mesmo apostolo fala que:

    A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (romanos 13:8 a 10)

    Se você está preso sobre usos e costumes de uma determinada religião, siga os ensinamentos de Jesus e estarás fazendo aquilo que o nosso Pai Celestial quer de mim e de você.

    Jesus diz:

    Se vós permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.(João 8:32,33)

    Quem é a Verdade?

    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(João 14:6)

    Não se deixe enganar, siga os Mandamentos de Jesus.

    Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.(João 8:36)

    onde fala de sabado ?

  14. Jocivaldo Silva disse:

    A Paz de Cristo a Todos, sou novo aqui, não faço parte de nenhuma denominação religiosa.
    Minha pergunta não tem haver com o tema em questão mas estou curioso para saber por que os apostolos batisavam em nome de Jesus e o proprio Jesus disse no evangelho de Matheus que era pra batisar em nome do pai do filho e do Espirito Santo. É certo batizar tanto em um quanto em outro ?? Ou só em nome de Jesus ??? Ou em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo???

    Me respondam, so falta tirar essa duvida pra eu me batizar.

  15. desconhecido disse:

    Porque nao responde que Constatino mudou a adoraçao do sabado para o dpmingo por autoridade propria

  16. Papalfa disse:

    Em primeiro lugar parabens Alessandro Lima pela aula q deu a todos hereges protestantes. Em segundo lugar queria também fazer um comentário, para quem não sabe os dez mandamentos bíblicos também são encontrados na Bíblia católica.
    O que a Igreja Católica fez foi resumir e adequar os mandamentos, englobando o que havia nos outros mandamentos em outros, que são mais atualizados para os dias de hoje.
    Por exemplo amar a Deus sobre todas as coisas inclui não idolatrar. Idolatrar é adorar algo mais ou como se fosse Deus.
    Em Colossenses 2, 14-16 está escrito: “Cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz. Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados.”
    Identifica o sábado como uma prática que foi cancelada. Não devemos permitir que pessoas de hoje exijam de nós guardar o sábado do sétimo dia.
    Gálatas 3, 1-5 “Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós, acaso o faz pela prática da lei, ou pela aceitação da fé?”

  17. Papalfa disse:

    Antes de vocês protestantes falarem um monte de besteiras sem fundamento, facilmente refutáveis, vão estudar a Bíblia melhor, primeiro porque se vocês tem uma é graças ao Santo “Católico” São Gerônimo que foi encarregado ao final do século IV pelo Papa S. Dâmaso para traduzir as antigas escrituras do hebraico e do grego para o latim, compondo assim “A Vulgata Latina”, aí no século XVI veio um apóstata e anti-cristo chamado Martinho Lutero que se rebelou contra a única igreja cristã fundada por Cristo através de Pedro após 1518 anos de existência “a Católica” e passou a pregar doutrina herética, e pegando então a bíblia já pronta, a traduziu para o alemão em 1524 retirando sete livros por sua própria conveniência, desta bíblia que ele mesmo usava e professava (uma vez que era padre da igreja Católica), e que faziam parte do Cânon Bíblico, pois a exemplo dos Apóstolos que levaram o Evangelho ao Império Greco-romano, e utilizavam o Cânon Alexandrino, a Igreja primitiva adotou este cânon completo que contém 46 livros e não 39, conforme ao que está escrito em 2 Timóteo 3,16 – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”, 2 Pedro 1,21 – “Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.” e portanto assim foram reconhecidos desde o Concílio de Nicéia (20 de maio de 325 – 19 de junho de 325) e não acrescentados no Concílio de Trento, conforme alegam os mentirosos protestantes, pois neste concílio que foi convocado para combater as bagunças e heresias implantadas por “Lutero” houve apenas a confirmação do Canôn Bíblico ou seja Cânon Alexandrino. Lutero ainda criou a chamada interpretação particular da Bíblia, dizendo que o Espírito Santo ilumina a todos e a cada um, contrariando mais uma vez as escrituras 2 Timóteo 4,3 – “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”. Resultado disto é esta divisão entre vocês protestantes, que se torna cada vez maior, pois perderam o centro, o eixo de tudo. E se vocês não sabem diabo do grego significa divisão (διαβολος [diabolos] (Adjetivo). Caluniador, Acusador, Adversário, O Divisor: Diabo.), e o que parece o encardido está frequentemente a agir no meio protestante, pois basta um pastor não concordar com outro, e já forma sua própria doutrina particular, isso é igreja ou vontade do encardido em dividir? Pois está escrito em 2 Pedro 1,20 – “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal” e em 2 Pedro 3,16 – “Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como fazem também com as demais escrituras”, e por isso a Santa Doutrina Católica se baseia na interpretação única e oficial do primado de Pedro “O Papa”, que inspirado pelo Espírito Santo guia desde os primórdios os cristãos católicos no entendimento da palavra de Deus. Portanto são os protestantes que, pretendendo separar Cristo de sua Igreja, a Palavra de Deus do seu Magistério, criam entre si falsos Cristos de doutrinas diversas e contraditórias Eclo 3,24 “Muitas são as opiniões dos homens, e as más imaginações levam ao engano”.

    Portanto se existem seitas são todas protestantes que não foram fundadas por Cristo e sim séculos depois por homens tendenciosos e mentirosos como Lutero, pois a biblia alerta inclusive sobre a vinda de vocês os chamados falsos profetas, Mateus 24,11 “Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos…”; Mateus 7,15 “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.”; 1 João 4,1 “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”; E até o primeiro Papa como disse Pedro alertou em 2 Pedro 2,1 “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” E agora quem são os falsos profetas a Igreja de Cristo a Católica que existe desde o século-I Jo 10,16 “Haja um só rebanho e um só pastor” ou as profetizadas pelo próprio Pedro que vieram aos milhares pela divisão séculos depois, pois está escrito em Rm 16,17 “Recomendo-vos, irmãos, que tomeis cuidado com os que produzem divisões contra a doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles”. Eu respondo são todas que saíram e negaram a Santa Madre Igreja Católica a única do primeiro século, que tem como verdadeiro pastor São Pedro, Oséias 4,6 “porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.”, por isso estão condenadas pelo príncipe da divisão e da mentira, a continuar se dividirem indefinidamente… Lc 11,17 –“Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.”

    Por isso parem de falar o que vocês não sabem, os protestantes só atacam os católicos porque sentem a necessidade de provar todo dia que estão certos porque na verdade já começaram errados.

    “Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos a verão” (Is 29,18).

    Cuidado a todos os Católicos mal informados!
    “ Um católico ignorante é um futuro protestante”

  18. Diego de Souza Batista disse:

    Ultimamente me sinto um tolo, vim aqui procurando respostas e só encontrei discórdia, infelizmente cada religião moldou uma bíblia para si( seja para achar argumentos dentro de sua lógica, ou para facilitar a linguagem, transformando assim uma linguagem mais elabora em uma linguagem mais acessível ), tornando assim esses tipos de discussões inúteis, as perguntas que tenho são:
    Porque existem tantos casos de pedofilia ligadas ao vaticano, e a religião católica que são “encobertos”?
    Porque vários pastores desviam dinheiro dos “fiéis” para uso indevido?
    Nessas perguntas se escondem respostas que vão além do livro sagrado…

  19. Weverson disse:

    olá rafael!! se por ventura vc respondeu alguns de meus comentários e não obteve resposta, vou te dizer porque.
    E que eu me empolguei navegando no seu blog e postando meus argumentos e comentários, que eu acabei me esquecendo quais foram os tópicos que eu comentei, visto que são muitas matérias que vc posta que eu perdi as paginas que tenho acessado e não consigo acha-las, achei algumas, mas não todas, se por vetura for me responder poste a resposta no blog mas também em meu e-mail que vc tem acesso e junto com a resposta no meu e-mail mande também o link da pagina do blog que vc respondeu, pois formatei o pc e perdi todo o histórico dos acessos, e eu não vou ficar olhando matéria por matéria para descobrir onde está meus comentários, pois isto levaria muito tempo e eu não tenho muito tempo.
    AGRADEÇO A SUA COMPREENÇÃO

  20. valterley disse:

    rafael queria saber por que eu não vi meu comentario , pois eu mostrei e provei aquilo que vc pediu , porque não deixa e para de enganar as pessoas , vc e nem ninguem tem como discutir sobre isso , vc esqueceu de mecionar essas passagens que estar no novo testamento e como vc mesmo pediu para provar por gentileza leia essas passagens , Lucas 4:16, Marcos 2:27, 28 , Atos 13:14; 16:13; 17:2; 18:1-4, 11 ——————— Atos 13:14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; ,,,,,,,,,,,,,,, ATOS 16:13 E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,ATOS 17:2 E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras ,,,,,,,,,,,,,,,ATOS 18:1-4 1. E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.
    2. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,
    3. E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
    4. E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,”NÃO violarei a minha aliança NEM MODIFICAREI AS PROMESSAS DOS MEUS LÁBIOS”. Salmo 89:34 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra”. Mateus 5:17, 18. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,”Pois quem obedece a toda Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: ‘Não adulterarás’, também disse: ‘Não matarás’. Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei”. Tiago 2:10, 11 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,——————————–será que jesus esqueceu de dizer para os apostolos que era para guardar o domingo .. ou será que os apostolos eram hereges e não obedeceram a jesus. abraço e fique na paz . na verdade eu penso que devemos guardar todos os dias pois temos que santificar todos os dias , mais pra mim não resta dúvidas que o dia escolhido por Deus é sabado e se jesus quisseze ter mudado teria deixado escrito em alguma parte da bíblia e ao contrario ele mesmo disso não vim abolir .
    e outra coisa se vc quiser tambem provo que jesus que é a pedra e não pedro como vcs mesmo afirmam . basta vcs lerem ATOS 4 – 8, 9 , 10 , 11, 12, 13 e vcs vão ver que estão sendo enganados . agora se vcs tiverem coragem de ver a verdade , peguem a sua bíblia e ver em atos que o própio pedro fala que jesus é a pedra .. param deficar apenas ouvindo e peguem a bílbia e leiam .pois vcs não vão poder dar desculpas que não tiveram chance de saber a verdade quando jesus voltar . fiquem na paz .e por favor se vc quiser de novo apagar meus comentarios ..pelo menos tenha coragem de ler a bíblia.

  21. Maxcine disse:

    Assim como Deus é perfeito e eterno sua lei também o é, ele nao muda… o homem que muda…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s