05 Razões que fundamentam Pedro como a Rocha

Publicado: 28 de fevereiro de 2011 por Rafasoftwares em Doutrina

01- Aramaico o idioma falado naquele tempo

Vamos esquematizá-lo assim:

1) Jesus chamou a este apóstolo em aramaico “Kephas” (João 1,42)

2) Em aramaico existe somente duas palavras para Rocha ou pedra, Kephas = Rocha e Evna=Pedra

3) Sabemos que Jesus falava aramaico e o próprio evangelista Marcos se encarregou de escrever com exatidão as palavras que sairam de sua boca (Marcos 5,41; 7,34; 14,36; 15,34).

Ele necessariamente teve que usar a palavra Kephas duas vezes já que era a única palavra para Rocha em aramaico, na primeira parte para nomear o apóstolo “Tu és Kephas” (como seu nome) e na segunda para se referir ao objeto Rocha (Sobre esta Kephas). A palavra Kephas repetida duas vezes pode ser observado na tradução dos evangelhos na língua aramaica chamada Diatessarón do ano de 170 dC que foi utilizada por muitas comunidades cristãs deste tempo e posteriormente na Bíblia Peshitta (uma tradução mais nova em aramaico dos evangelhos datada no ano de 435 dC, veja abaixo)

4) A passagem do aramaico com os dois Kephas poderia ter sido traduzido assim “Tu és Petra e sobre esta Petra edificarei minha Igreja”, assim se usaria então uma só palavra igual que sucede do aramaico com Kephas e deixaria mais claro o jogo de palavras que nosso Senhor quis dizer, mas existe um problema.

5) Em aramaico não existe gênero mas em grego sim, por ser um idioma um pouco mais evoluido.

O tradutor do grego decide mudar o gênero da primeira parte da frase para que não haja uma contradição de gênero. “Tu és Petra” seria uma forma estranha de se aplicar no grego, sendo o Sujeito, o Apóstolo, um homem. O substantivo Petra é então convertido em um nome próprio masculino, Petros.

Jesus fora deste versículo de Mateus chamava este apóstolo de Kephas, usando-o como nome próprio (João 1,42) e também o faz Paulo (1Corintios 1,12; 3,22; 9,5; 15,5; Gálatas 2,9).

“Petros” e “Petra” no grego antigo (chamado Grego Koiné) eram sinônimos, posteriormente começaram a ter diferença como afirma os estudiosos bíblicos protestantes (Oscar Cullman, Herman Ridderbos, Craig, etc.).

6) O tradutor manteve o substantivo em sua forma original “Petra” na segunda parte da frase “Sobre esta Petra edificarei minha Igreja” não tem o problema de gênero da primeira parte, sendo que colocar na segunda parte “Sobre este Petros” não era necessário, além disso neste tempo a palavra Petros era um nome e não uma coisa, não se usava para objeto. (Como demonstraremos no ponto 3).

 

(A biblia aramaica Peshitta, Ano 435)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02- “E sobre esta mesma pedra edificarei…”

A frase em grego diz “epi tautee tee petra”. “Tautee” é um adjetivo demonstrativo feminino, sem o outro “tee” posterior, seria assim “sobre esta pedra edificarei”.

“Tautee” + “Tee” significa então “esta mesma”. Com isso resultando no que diz Jesus tu és pedra e sobre ESTA MESMA pedra edificarei. A mensagem que deixa Tautee Tee é que Petros e Petra se refere a mesma Pedra e não a pedras distintas, ou uma pedra e a outra uma rocha ou algo parecido. Se Jesus tivesse feito uma distinção entra as “duas pedras”, haveria esclarecido e não teria dito “Tee”.

3- O que é Lithon ou Lithos? O que é Petros?

Fazendo uma busca em várias versões da Bíblia, encontrei só uma passagem onde faz referência a uma rocha e a uma pedra real e não no sentido figurado. Esta passagem está em Marcos 15,46 e o transcrevo nas diferentes versões:

Rainha – Valera Antiga (ano 1602):

“… um sepulcro que estava escavado em uma rocha e moveu uma pedra para porta do sepulcro”.

Rainha – Valera Revisada (ano 1995):

“… em um sepulcro que estava escavado em uma rocha e fez rolar uma pedra para entrada do sepulcro.”

De Jerusalém:

“…em um sepulcro cavado na rocha. Depois, fez rolar uma pedra na entrada do sepulcro.”

E o texto grego (ano 1550) diz:

“…εν μνημειω ο ην λελατομημενον εκ πετρα και προσεκυλισεν λιθον επι την θυραν του μνημειου.”

Este é o mesmo texto grego com caracteres latinos:

“…en mnēmeiō o ēn lelatomēmenon ek petra kai prosekylisen lithon epi tēn thyran tou mnēmeiou.”

Aqui podemos observar que na bíblia ao se referir a uma rocha é utilizado a palavra grega petra enquanto que ao se referir a uma pedra menor ou pequena se usa lithon ou lithos.

Em outras passagens podemos ver a mesma situação, por exemplo, em 1 Pedro 2,8 e em Romano 9,33 onde diz “pedra de tropeço” (a versão grega diz “lithos proskommatos” e “lithon proskommatos” respectivamente) e “pedra de escândalo” (versão grega: “petra skandalou” e “petran skandalou” respectivamente). (Lithos)

Além disso, em 1 Pedro 2,6, “pedra angular” na versão grega aparece como “lithon akrogōniaion”.

Cristo mesmo é chamado Pedra-Lithos em 1Pedro 2,4.

Petros

Por outro lado a palavra “Petros” só é utilizado na bíblia para se referir a Simão Pedro – Cefas. Não é possível encontrar em todo o novo testamento a palavra Petros designando outra coisa que não seja a ele mesmo, o apóstolo Pedro, jamais encontraremos por exemplo ” e caminhando chutou uma “petros” ou algo similar, existem somente duas palavras Petra=Rocha e Lithos=Pedra.

“Petros” é somente um nome, uma transformação, masculinização de Petra dado pelo evangelista para o apóstolo, naquele tempo não existia um significado em si para a palavra “Petros”, mas como uma “masculinização” de Petra.

O grego usado nesse tempo é o antigo koiné, na qual a palavra Petros significava o mesmo que Petra ou seja Petros era a masculinização de Petra.

Em 1Pedro 2,5 diz assim  “Também vós como pedras vivas edifiquem-se….”

Em grego, este versículo se refere aos apóstolos ou discípulos como pedras da construção,  LITHOS (palavra usada para pedra muito pequena). Pedro usou a palavra LITHOS para falar dos apóstolos como pedras pequenas da grande construção.

Portanto em Mateus 16,18 se Cristo desejasse se referir a Pedro como uma simples pedra da grande construção ou sem vínculo com Petra, a frase deveria ser “Tú és Lithos e sobre esta Petra edificarei minha Igreja”.

Muitos afirmam que Petros é “uma pedra para arremessar”, isso não existe no grego do tempo de Jesus (antigo koiné). No antigo grego usava-se a palavra lithos para significar “uma pedrinha ou uma pedra para arremessar” como podemos constatar no caso da mulher adúltera (João 8,6-7) ou de Jesus (João 8, 59).

Em grego “lapidação ou lapidar” se dizia “lithoboleo”

Não é possível encontrar a palavra Petros no antigo grego dentro da biblia referindo-se a uma pedrinha ou a algúm objeto, mas sim como um nome, uma masculinização de Petra. Então nos baseando na biblia e no grego antigo (koiné), não existem sustentações para afirmar que “Petros” significa “pedra pequena”  porque para isto a Biblia utiliza outra palavra (lithos ou lithon).

4- Ordem semântico

“Eu tenho um carro e um caminhão e este é azul”

Qual é azul?

O caminhão, porque é o substantivo mais próximo do pronome “este”.

E “sobre esta pedra”, como substantivo seu pronome mais próximo é Pedro não a declaração feita versículos atrás”

5- O que crê a Igreja Católica.

A base de nossa fé se funda “sobre a rocha desta fé, confessada por Pedro”. (CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 424)

Por isso devemos diferenciar aquela metáfora que se entende em um contexto como a “Rocha” da fé, quer dizer, a crença mais importante e que é o coração do Cristianismo (“TU ÉS O MESSIAS,  O FILHO DE DEUS VIVO”) onde se apóiam as demais verdades ou doutrinas.  “Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo.” (1Corintios 3,11)

Este é o fundamento do cristão (1Corintios 3,10), é o fundamento do templo que é cada um e o único fundamento da pregação (1Corintios 3,12-17).

Daquela metáfora da “Rocha”, que no contexto de Mateus se refere a entrega de um ministério sobre o qual Cristo fundou sua Igreja para que “Confirme seus irmãos” e a “Proteja dos ataques de satanás” (Lucas 22,31-32), Disponha as doutrinas que se devem seguir e as que não (Mateus 16,17).

Para que “os homens de Deus falem (e ensinem) inspirados pelo Espírito Santo” (2Pedro 1,20-21) e não se ensine qualquer doutrina errônea.

E que assim “não haja divisões” e possam ”ter um mesmo modo de pensar e um mesmo parecer.”(1Corintios 1,10).

Mantendo  “Um só corpo e um mesmo espírito…. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4,3-5)  e uma cabeça que é “Cristo” (Efésios 5,23), (Colossenses 1,18)

Pedro é aquele servo na qual Cristo confia “a Casa de Davi” a semelhança de Yahvé e Eliacim (Isaías 22,20-22) e lhe dá as “chaves” para “abrir” e “fechar”, “ligar” e “desligar” (Isaías 22,22) e (Mateus 16,19)

Pedro é aquele pastor, na qual responde ao “Supremo Pastor” (1Pedro 5,2-4)

É o porteiro deixado pelo dono da casa pede-lhe que esteja vigilante (Marcos 13,34-37), pede a ele e aos demais que não durmam. Comparar com Marcos 14,37.

Só repreende “ao porteiro” por ter dormido (Marcos 14,37) (Esta repreensão nos mostra o papel que deve cumprir como porteiro, deve estar vigilante aos demais irmãos).

O Senhor reafirma a fé de Pedro, reafirmando seu amor por Ele, perguntando-lhe: “Amas-me mais do que estes?” Para apagar com as negações (Marcos 14,66-72), e incessantemente pede-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21,15-17)

A Biblia usa distintas metáforas, mas o que significa distinto segundo o contexto. Vejamos:

Num momento afirma que somos “sepultados para morte no batismo” (Romanos 6,4) Este contexto, está se referindo ao batismo que conhecemos e por outro lado Jesus diz: “sereis batizados no batismo em que eu devo ser batizado.” (Marcos 10,39) Aqui está se referindo, neste contexto, a sua Paixão e morte.

Não se deve aplicar o mesmo sentido a todas as metáforas:

Por exemplo, se vou a um campo onde existem rebanhos e digo ao que está cuidando das ovelhas “Que bom pastor que és”, ele vai entender inevitavelmente que se refere a seu ofício de cuidar das ovelhas, se vou a uma igreja e digo a pessoa que preside “Que bom pastor que és” o mesmo vai entender que se refere ao pastoreio de conduzir e levar adiante a comunidade. É uma mesma palavra que em circunstâncias e contextos diferentes possuem significados totalmente distintas.

Metáforas bíblicas similares, mesmas palavras com sentido totalmente distinto.

Algumas vezes Cristo é visto como o pastor (João 10,11) e outras como a porta do curral (João 10,7).

Algumas vezes é visto como edificador (Mateus 16,18) e outras vezes como fundamento (1Corintios 3,10-11).

Algumas vezes é visto como rocha base (1Corintios 3,11) e outras vezes como a pedra angular (1Pedro 2,6) – (Efésios 2,20-21)

Os cristãos também:

Jesus Cristo é o único juiz supremo (Mateus 25,31-46), mas os cristãos também serão juizes (Mateus 19,28; 1Corintios 6,2-3).

Jesus Cristo é o único Pastor (João 10,16; Hebreus 13,20), mas também estabelece pastores (João 21,15-17).

Jesus é o único Rei (Apocalipse 19,16), mas reinaremos com Ele (Apocalipse 2,26-29; 4,10)

Jesus é o Santo de Deus (Lucas 4,34), mas também somos santos (Apocalipse 18,20)

Cristo diz “eu sou a luz do mundo” (João 8, 12) e outra vez afirma “vós sois a luz do mundo” (Mateus 5, 14).

Cristo é visto como pedra (1Pedro 2,4) e às vezes como rocha (1Corintios 10,4)

Em (1Pedro 2,4-5) faz referência a Cristo como pedra e diz que também os apóstolos podem ser pedras e não há contradição nisso.

Não há nada de mal em entender que Cristo é “a Rocha de nossa fé” (Catecismo 424) e por sua vez a “Pedra Angular” como Paulo dá a entender em muitas passagens (1 Corintios 3,11; 1Corintios 10,4) e que Pedro seja a rocha em que Cristo mesmo edificou a Igreja, no sentido, Não que Pedro seja nossa fé mas que é o Porteiro, um pastor. Por acaso nos batizamos em nome de Pedro? (1Corintios 10,11-13)

Comparação entre o Antigo e o Novo Testamento

-Deus abençoa Abraão com incríveis bênçãos, Comparar (Gênesis 17,5-8) e (Mateus 16,18-19), e muda o nome de Abrão por Abraão (Gênesis 17,5)

Jesus muda o nome de Simão por Pedro (Mateus 16,18)

-Yahvé disse “Eu mesmo apascentarei minhas ovelhas” (Ezequiel 34,15), mas depois diz que suscitarei um pastor para elas, que as apascentara, Davi (Ezequiel 34,23).

Jesus disse “Eu sou o bom Pastor” (João 10,11) mas depois de ressucitar designa como pastor a Pedro perante aos demais apóstolos (João 21,15-17)

– Yahvé entrega as chaves para abrir e fechar a Eliacim (Isaías 22,20-22)

Jesús designa Pedro como seu “Eliacim”, seu “Porteiro” (Marcos 13.34-37), entregando-lhe as chaves para ligar e desligar ou abrir e fechar (Mateus 16,19).

– Jacó chamou seus 12 filhos (As doze tribos de Israel que vão ser Tipo dos 12 Apóstolos) e a todos disse-lhes coisas mas somente a um (Judá) disse-lhe:

“Judá, teus irmãos te louvarão. Pegarás pela nuca os inimigos; os filhos de teu pai se prostrarão em tua presença. Filhote de leão, Judá: voltas trazendo a caça, meu filho. Dobra-se, deita-se como um leão; como uma leoa: quem o despertará? Não se apartará o cetro de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence por direito, e a quem devem obediência os povos”. (Gênesis 49,8-10).

E sobre ele seguiu a linha do povo de Deus, o remanescente “o Senhor ficou profundamente indignado contra os israelitas e lançou-os para longe de sua face. Só a tribo de Judá subsistiu” (2Reis 17,18; Oseas 1; Juizes 1,1-2). (Juda=Judaísmo: daí provém o nome)

Então quando chegou “Aquele” que deveria vir (Jesus Cristo), chamou aos 12 Apóstolos (Marcos 3,13-19), mas somente a um foi dito: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16,18-19)

E sobre ele e sobre sua “Tribo” permanece o povo de Deus, o Remanescente.

-A relação entre Cristo e Pedro foi predita por Zacarias (6,12-13)

Declaração de Cristo ao Porteiro

Jesus ao chegar à região de Cesárea de Filipo, perguntou a seus discípulos:

“Quem dizem os homens que é o Filho do homem?” (Cristo, o Grande Mestre, o que sonda os corações e conhece aos homens apresenta o “primeiro conflito doutrinal” da Igreja para que Pedro reconheça sua função posteriormente).

Eles disseram:

Uns dizem que João Batista;  outros,  Elias; e outros,  Jeremias ou algum dos profetas.

(Cada um dos discípulos com boa vontade tenta dar uma resposta conforme o que entendem segundo o que dita suas razão, o que “crêem que seja”).

Ele lhes perguntou:

E vós, quem dizeis que sou?

Respondendo Simão Pedro, diz:

“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” (Surgiu a inspiração por meio do Espírito, Cristo realizou em Pedro o que buscava, que caísse nesta “armadilha do amor” que iria assim acabar em um ministério)

Então respondeu Jesus:

“Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.” (Isto veio do Pai, Deus mesmo antecipadamente o fez “praticar” o que posteriormente seria seu ministério como porteiro da Igreja)

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

(Bom Pedro! Segundo a função que vai receber agora e por meio do Espírito Santo resolveu “o primeiro conflito doutrinal da Igreja” e assim como revelou minha identidade, como queria que fizesse, agora te digo quem serás, te chamo “Pedro”, “Piedro”, “Roco” ou “Rocky” porque serás a pedra ou rocha da Igreja, o porteiro, cf. Marcos 14,37).

Te darei as chaves do Reino dos céus e o que ligardes na terra será ligado nos céus e o que desligardes na terra será desligado nos céus” (Assim como agora, nesta “pratica” foi ligado a primeira verdade de fé  [Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo] por revelação divina, isto será ligado no céu, confirmado no céu. E por sua vez esta verdade de fé que acabas de confirmar não era revelação tua, nem idéia tua, mas que ja tinha sido previamente “ligada” por Deus e agora foi confirmada aos homens. Assim ocorrerá com os próximos conflitos doutrinais, o que ligardes, confirmes, será e haverá sido ligado por Cristo no céu)

O Senhor deveria ter elegido alguém com a fé mais forte, não Simão (que quer dizer, caniço quebradiço, fé frágil).

Pessoalmente havia elegido Aarão para que falasse diante Faraó “O que deu uma boca ao homem e que faz com que o homem veja…” (Êxodo 4,11-13) elegeu Moisés, assim mesmo elegeu ao João (o discípulo amado) em vez ao de “pouca fé”, mas Deus “o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes” (1Corintios 1,27). Esta Rocha feita por Cristo protegerá esta fé (“TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DE DEUS VIVO”).

Confirma seus irmãos (Lucas 22,32), diante ao perigo e a loucura do mundo, apascenta, conforta e reforça em seus irmãos a fé sobre Jesus (João 21,15-17)

Sua fé será protegida por Jesus para que não desfaleça e mantenha firme a Igreja (Lucas 22,32).

Assim como Cristo não permitirá que as portas do inferno prevaleçam sobre Ela (Mateus 16,18).

Pedro é aquela rocha colocada por Cristo, na qual sustentará a Igreja e a pedra angular de nossa fé (“Jesus é o Messias, o filho de Deus vivo”), sobre seus irmãos. (Efésios 2,20-21).

Fonte:

Exsurge Domini

http://www.exsurgedomini.xpg.com.br

Traduzido por: Rogério Hirota

comentários
  1. Índio disse:

    A paz Rafael! Meu amigo, do ponto de vista teológico e bíblico não posso argumentar, mas do ponto de vista lingüístico, teria alguns poréns, mas que podem ser, creio eu, facilmente rebatidos… De qualquer forma, achei bem instigante esse post, parabéns!
    Não existe língua mais ou menos evoluida, isso é preconceito. Podemos pegar o exemplo do próprio aramaico, em relação ao grego: em aramaico, assim como outras línguas semitas, conjuga-se o verbo levando-se em conta o gênero de quem executa a ação, bem como o modo em que se executa a ação. Formas diferentes de verbo para homens e mulheres. Em grego, língua indo-européia, como o latim o sanscrito e o nosso português, existem artigos, gêneros, três gêneros e um sistema de declinações complexos. Vejamos por exemplo, este trecho do Evangelho Santo de Marcos :”καὶ κρατήσας τῆς χειρὸς τοῦ παιδίου λέγει αὐτῇ, Ταλιθα κουμ, ὅ ἐστιν μεθερμηνευόμενον Τὸ κοράσιον, σοὶ λέγω, ἔγειρε. (Mc 5: 41) Aqui temos o seguinte trecho: ‘E pegou a mão da criança dizendo-lhe: ţlīthā qūm, que é traduzido ‘*. Ora, a expressão ţlīthā qūm é formada de ţlīthā, que é menina e de qūm, que é o imperativo singular ‘feminino’ para o aramaico[1]. Portanto, concluimos que são línguas diferentes, com complexidades diferentes, nunca mais ou menos evoluidas.

    *-Tradução livre minha.

    1-http://en.wikipedia.org/wiki/Aramaic_of_Jesus

    Acessado no dia de São Davi do Anno de Nosso Senhor de 2011 às 10:30

    Abraços e a paz de Deus

  2. bank accounts offshore disse:

    Discipulo de Jesus nascido em Betsaida Galileia conhecido como o Principe dos Apostolos e tido como fundador da Igreja Crista em Roma e considerado pela Igreja Catolica como seu primeiro Papa. Pescador tal como os apostolos Tiago e Joao trabalhava com o irmao e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmao em Betania onde tinha ido conhecer o Cristo por indicacao de Joao Baptista.

  3. Daniel Dumaresq disse:

    O sr. precisa estudar um pouco mais de linguística…

  4. Diego disse:

    1° O homem é falho, JAMAIS a igreja poderia estar sustentada, estabelecida, fundamentada em algo que é oscilante, que no caso é o homem.

    2° Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
    1 Coríntios 3:11 – O fundamento foi posto naquele momento Jesus é a rocha simbolizado em VÁRIOS textos bíblicos (1 ex. 1 Coríntios 10:4).

    3° No Salmo 125 diz: Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. – O monte sião é um monte que é pura ROCHA, e Jerusalém (que hoje simboliza a IGREJA) está fundamentada sobre o monte sião (ROCHA = CRISTO).

    Devemos edificar, construir a nossa casa (nossa vida) sobre Cristo que é o fundamento INABALÁVEL.

  5. Tiago disse:

    Como é fácil se basear num único versículo fora de contexto para fazer com que as Escrituras digam o que não disseram.

    Você deu milhares de voltas em torno do nome de Pedro mas não não falou nada de importante meu amigo. Ao contrário do que os católicos dizem, o nome de Pedro, que antes era Simão, não foi substituído, mas sim, complementado, porque Pedro era seu sobrenome. Procure isso nas Escrituras. Você pode notar que Pedro era de extremos: ou ele estava totalmente certo, ou totalmente errado. Estude e descubra que ele sempre esteve totalmente certo como Pedro (dizendo que amava a Cristo por três vezes), e sempre totalmente errado, como Simão (negando a Cristo por três vezes).

    A declaração de Pedro é a base da igreja de Cristo, pois a igreja verdadeira se basei na Palavra de um Deus perfeito, não em uma instituição imperfeita. É a profissão de fé de TODO crente verdadeiro.

    Sem ter a certeza daquelas palavras de Pedro no coração, ninguém pode reconhecer a Cristo como Ele é de fato. Portanto, somente com aquela declaração, é que a igreja de cristo seria erguida.

    Me responda uma coisa….

    Se aquela frase de Jesus realmente quis dizer que Pedro seria a Rocha de sustentação da igreja (Mt 16), e todos ouviram o que Jesus disse… porque é que os apóstolos estavam discutindo e perguntaram pra Jesus quem seria o maior no reino dos céus (Mt 18) depois da declaração de Pedro?? Eles não haviam entendido?? Porque Jesus não confirmou isso a eles?
    “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mateus 20.24-26)
    O que você tem a me dizer sobre essa afirmação de Cristo?? O ‘alto escalão” da ICAR tem colocado isso em prática? Ou eles ficam o dia todo sentados em suas cadeiras e em suas mordomias lá no Vaticano só comendo, bebendo e tendo “revelações dogmáticas”? Porque o Vaticano se tornou um poder político, um estado que tem até moeda própria?? Jesus disse que todas as coisas que podemos ajuntar aqui na terra não vão nos acompanhar…. porque então a ICAR ajunta para si tantas riquezas?? Antes que você diga algumas coisas dos protestantes que também procuram esfolar o povo pela “fé”, digo que sei que existem muitos filhos do diabo por ai para perverterem as pessoas ao erro.

    Mas responda sobre a sua igreja, pois seria infantilidade de sua parte responder com um ataque.

    Refute isso meu amigo, se for capaz. Estou aguardando.

    Meu e-mail: kyrios_2012@yahoo.com.br

  6. Lauriney G. Santin disse:

    Em primeiro lugar, o texto de maneira nenhuma se baseia somente em um versículo bíblico como você argumenta. Negar o que foi explanado dizendo que não é importante não prova que não é importante, prova apenas a incapacidade ou a falta de intenção de inteirar-se seriamente do assunto.
    De todo jeito o nome do apóstolo foi modificado “Feliz és, Simão, filho de Jonas…”, e não é por que o homem é inclinado ao pecado que Deus não confia no mesmo, se não, não nos daria a vida.
    Como você mesmo disse que a declaração de Pedro é a base da Igreja de Cristo e a Igreja verdadeira se baseia na Palavra de um Deus perfeito concordo plenamente e todo católico que conhece minimamente sua doutrina concorda com isso também acrescido o fato de que a Igreja verdadeira é única e foi fundada por Jesus Cristo há dois mil anos por isso é universal no tempo, no espaço e nas doutrinas desde a vinda de Seu fundador; basta ver que todos os Concílios da Igreja nunca houve um que contradissesse os anteriores (sinal do Espírito de Deus) . O problema é que para os cristãos não católicos somente a Bíblia é a palavra de Deus revelada quando a própria Bíblia desmente isso:
    Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal Porque. jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (II Pd 1,20-21).

    “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos- á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão”. Jo 16, 12-13).

    “Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeos. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes Ele:” a paz esteja com vosco!”Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. Disse-lhes outra vez: a paz esteja com vosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.”Depois dessas palavras soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos” Jo 20, 19-23

    : “Se me amais guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito, Para que fique eternamente com vosco. (só pra lembrar Ele estava falando com os discípulos)
    É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber por que não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis porque permanecerá com vosco e estará em vós”
    Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da doutrina que recebestes. Evitai-os! Esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com palavras adocicadas e linguagem lisonjeira enganam os corações simples. (Rom 16, 17-18).

    E o que dizer de 2 tessalonicenses 2, 15?:
    Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa. ?

    Todo Cristão verdadeiro sabe que a fé vem pelo ouvido e de nada adiantaria a Bíblia se ninguém com autoridade dissesse que ela é a palavra de Deus, como já bem falava santo Agostinho ”Eu não creditaria nos Evangelhos se não fosse pelo testemunho da Igreja”. O Cristão verdadeiro têm a consciência de que deve seguir os sacramentos por que é humilde em reconhecer que nem tudo deve necessariamente estar escrito na Bíblia. O Cristão sabe que pra fundar uma Igreja primeiro seu fundador tem que ter nascido de uma virgem e depois de morto ter ressuscitado, não vejo ninguém habilitado fora Jesus Cristo que usa um pronome possessivo pra se referia à Sua Igreja.

    “Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também entre vós haverá falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o senhor que os regatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme” (2 Pe 2, 1-3).
    A verdade está na Igreja. São Paulo disse que “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1Tm2,4); e que “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1Tm 3, 15). Isso foi escrito quando só existia a Igreja Católica, logo, sem a Igreja não há a verdade que salva e liberta. A Bíblia é parte da revelação, mas não a única. Quanto a dizer que a pureza da fé morreu com os apóstolos é cuspir nas palavras de Deus dizendo que Ele não tem capacidade para estar com os apóstolos e seus sucessores “todos os dias até o fim do mundo” e cumprir sua promessa como a Bíblia diz.
    Se você olhar qual é a função do papa vai ver que mais do que qualquer outra coisa ele tem a função de servir os irmãos na preservação da unidade da fé, do Credo e da Igreja. Ele é um grande servo e isso não quer dizer que outros também não o sejam, pois quando o próprio Pedro pergunta: ”Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós? Jesus responde que no dia do julgamento …vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. Mt 19, 27-29.
    Não necessariamente haverá um maior no reino dos céus, pode ser que sejam muitos, agora usar tal artimanha pra negar a Igreja já é torcer as palavras, é cortar a cabeça e dizer que o corpo não presta. Querer dividir Cristo da Igreja é mutilar o corpo Dele e isso é inegável.
    Me responda agora o seguinte: se só a Bíblia é a revelação divina irrefutável aonde á que ela fala que Tobias, Judite, Macabeus, etc.. não são inspirados? que não têm na Bíblia de vocês. Ou seja, querem dizer que seguem só a Bíblia, mas adotaram o cânom dos judeus nacionalistas que tiraram tais livros por critérios nacionalistas e preconceituosos esquecendo-se da versão da septuaginta adotada pelos cristãos, que continha os sete renegados por vocês. Eu prefiro a Bíblia cristã.
    Se você precisa ver para crer é só estudar os milagres de Lanciano e a aparição de Guadalupe, além de muitos outros, é clraro, através da ciência séria que encontrará a verdade.

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