A cegueira na inteligência dos protestantes

Publicado: 21 de janeiro de 2011 por Rafasoftwares em Seitas & Heresias

Me entristeço cada vez mais quando troco email com irmãos protestantes acerca das coisas da fé. Os argumentos deles continuam baseados em “achismos”, teses fantásticas, ginásticas mentais e outros tantos recursos que uma mente obscurecida da razão se utiliza para fundamentar o infundamentável e defender e o indefensável.

Vejamos alguns exemplos desta loucura:

– Embora os cristãos que ouviram a pregação do Evangelho da boca dos próprios Apóstolos, foram seus seguidores e discípulos, tenham deixado para nós o testemunhho da fé da Igreja Primitiva, eles preferem o testemunho dos Reformadores que nasceram 1500 anos depois e que nem conheceram os Apóstolos.

– Embora mostremos através de documentos históricos, escritos antigos, que a Igreja Católica sempre teve autoridade para definir questões de fé e moral para todos os cristãos (um exemplo são as definições dos Concílios Ecumênicos) , eles dizem que somente a Bíblia possui esta autoridade, como podem dizer isto, quando sabem que foi a Igreja Católica que definiu a Bíblia através da autoridade que eles dizem que a Igreja não tem?

– Todos já ouviram falar sobre os Concílios Ecumênicos (eram as reuniões dos Bispos do mundo inteiro para tratar de alguma divergência doutrinária surgida no ceio da Igreja) e sabem que a Igreja Antiga utilizava dos Concílios para resolver questões de fé e moral. No entanto alegam que a Igreja não tem qualquer autoridade para defnir questões de fé e moral, que isto é papel da Bíblia, sabendo que esta foi definida nos Concílios Ecumênicos pela Autoridade que dizem que a Igreja não tem.

– Alegam (de forma totalmente arbitrária) que a Igreja Católica definiu a Bíblia nos Concílios para fazer dela a única Regra de fé e não aceitam 7 livros do AT que constam na Bíblia que a Igreja definiu.

– Para os protestantes históricos, as confissões protestantes históricas possuem autoridade para definir seu corpo doutrinário, mas a Igreja Católica que sempre definiu questões de fé e moral para todos os cristãos, como foi muito bem registrado na história dos Concílios, não tem esta autoridade.

– Consideram a Igreja Católica traídora do Evangelho e quando vivem dentro do Protestantismo uma verdadeira Babel Bíblica.

– Alegam que a Igreja deve ser sempre legitimada pela Bíblia quando sabem que a legitimação da Bíblia dependeu da Igreja.

– Sabem que desde o Concílio Regional de Hipona (393 d.C) e do Concílio Ecumênico de Cartago (431 dC) a Igreja Católica reconhece os livros 7 livros deuterocanônicos do AT como canônicos, mas continuam afirmando que a Igreja incluiu estes livros na Bíblia durante o Concílio de Trento.

– Sabem que os 7 livros deuterocanônicos do AT constam na Bíblia de Guttember (primeiro livro impresso da história. 1460 dC) que é anterior à Reforma, e dizem que estes livros nunca estiveram na Bíblia e que foram incluídos pela Igreja durante o Concílio de Trento.

– Embora alguns tenham a oportunidade de conhecer os escritos dos primeiros cristãos e que 90 % destes escritos dêem testemunho de que a Tradição dos Apóstolos e o Magistério da Igreja sempre foram considerados também como Palavra de Deus, preferem ficar com os 10% que aparentam fundamentar a fé na Sola Scritpura.

– Embora demonstremos que qualquer ponto doutrinário da fé católica apresenta seu paralelo na fé da Igreja Primitiva (mostrando a fé Primitiva através dos escritos dos primeiros Cristãos), preferem ficar com o que entenderam da Bíblia e ainda alegam que este entendimento é a autência fé Primitiva.

Quem lê os itens acima vai pensar que é coisa de doido, mas eu acho isso náo é doidice não… é bem mais grave. Me lembra algo que aconteceu no tempo do Profeta Isaías:

“O boi conhece o seu possuidor, e o asno, o estábulo do seu dono; mas Israel não conhece nada, e meu povo não tem entendimento.” (Is 1,3)

Algo fechou o entendimento de nossos irmãos protestantes para a Verdade. Faz-se oportuno aqui transcrever um trecho de uma bela obra:

“A naja é uma serpente terrível. Ela cospe seu veneno a dois metros de distância. Apontando para os olhos da vítima, cega-a, temporária ou definitivamente, e assim essa se torna presa fácil.

Desde as nossas origens, a serpente tem o triste privilégio de representar o demônio, em razão da malícia e da mordida mortal que a caracteriza. Parece no entanto que, passados alguns séculos, a técnica demoníaca evoluiu. Não contente em nos morder o calcanhar, como a víbora, descobriu um veneno que nos cega. A víbora tornou-se naja. Vejamo-lo.

No início do Cristianismo, o demônio atacava a fé suscitando heresias. Mas a Igreja valeu-se dessas negações fazendo delas ocasiões para proclamar seus dogmas, ainda com mais clareza. “Oportet haeresses esse”, é preciso [conveniente] que haja heresias (1 Cor. 11, 19). Para fazer surgir almas e uma Igreja negadoras do objeto da fé, seria preciso cegar a inteligência humana, tornar-lhe impossível qualquer contato com o verdadeiro. Assim fazendo, a fé se diluiria no relativismo, as almas se perderiam sem o saber.

Como é fácil de constatar, o atentado obteve êxito.

Quem nunca fez a seguinte experiência: falar durante uma hora com uma pessoa com o propósito de levá-la de volta à Igreja; argumentar com toda a sabedoria; responder claramente a todas as suas objeções; e, no entanto, ouvi-la dizer ao desperdir-se: “Tudo o que você disse é interessante, mas é a sua verdade. O que importa é estar bem onde nos encontramos”? Ou: “Muito bem… tudo isso é verdade… no passado”.

Essas reflexões revelam um mal profundo e universal. De fato, dizer que a verdade é subjetiva é atentar contra a nossa própria inteligência, na sua estrutura íntima e nos seu exercício natural. É interditar qualquer conhecimento verdadeiro.

Nesta análise, seguiremos o Papa S. Pio X na sua Encíclica Pascendi (8 de dezembro de 1907). Sua Santidade enxergou numa falsa teoria do conhecimento – o agnosticismo – o ponto de partida do modernismo (§6). E assim resume suas causas: “Trata-se da aliança da falsa filosofia com a fé [cega], as quais, ao se misturarem, formam uma massa [densa, opaca, gigantesca e mostruosa] cheia de erros, danificando o sistema da fé” (§58).

Entre os remédios contra o modernismo, S. Pio X destaca, como “o melhor”, “o ensino da filosofia que nos legou o Doutor Angélico” (Santo Tomás). E advertiu os professores “de que desprezar Santo Tomás, sobretudo nas questões metafísicas, traz prejuízos graves” (§63). “.

(A VERDADE , Ir. Jean-Dominique, O.P., Edições Santo Tomás, 2003.)

Aí está, meus irmãos, o drama moderno que nós vivemos. Como falar a alguém que está lesado no seu “DNA da inteligência”?

Mais uma vez, tenho que dar razão ao meu amigo e professor Carlos: “Onde não há virtudes naturais a graça não pode operar”.

Fonte : Veritatis Splendor

comentários
  1. Bela explicação, conseguiu denovo, que DEUS espalhe essas palavras e que aqueles que assim como eu, que fui protestante, hoje católico, consigam entender e enxergar.

  2. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. ( 1 ped 5:14).

    Amigo eu sinto muito, não quero me alongar muito, mas tenho muito o que dizer aqui, todavia tentarei ser breve…

    Eu tenho investido muito o meu tempo, na questão das traduções das escrituras sagradas, e devo dizer que adquiri um pouco de conhecimento nesta parte, o que me da uma autoridade para escrever sobre tal.

    Você tem razão quando diz, as escrituras sagradas não são apenas os 66 livros que os teólogos evangélicos acreditam, pois com toda a certeza existem muito outros escritos inspirados pelo espírito de Deus.

    Isto acontece porque eles são preguiçosos nos estudo, e em sua maioria por mais que estudem não vão chegar ao pleno conhecimento da verdade…

    “Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.”
    (II Timóteo 3 : 7).

    Estão cegos, não podem ver a verdade. muitos deles não sabem se quer dominar seu próprio idioma, Mas quero discordar em algumas partes que considero de suma importância…

    Mesmo que não tenhamos em mãos os originais, nós temos cópias antigas a exemplo dos manuscritos do mar morto que você fez referências outrora, neles nos baseamos.
    Eu tenho o privilégio de ter em mãos uma cópia do (Codex sinaitícos) por ex:

    Uma das coisas que quero discordar é quando disse que foi a Igreja quem legitimou os escritos…

    Eu concordo que foi em sua época que houve os concílios e que neles se estabeleceu quais livros eram ou não sagrados. Mas o fato de ter a Igreja reunido os escritos num mesmo lugar e de te-los chamado de Bíblia Sagrada, não quer dizer que tenha sido ela quem os legitimou.

    As palavras de Deus não podem ser legitimadas pelos homens, e porque?

    “São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida, todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento”. (Provérbios 8 : 8-9)

    As palavras já são puras são retas, não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida…

    A Igreja não esta acima da palavra de Deus a ponto de ter o poder para legitima-la ou de ser autoridade sobre ela. E porque?

    NO princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus. (Jo 1:1)

    A palavra estava com Deus e a palavra era Deus. Como pode a Igreja estar acima da palavra e ser autoridade sobre ela? O próprio filho de Deus é a palavra de Deus o pai.

    Seria a Igreja maior que Cristo?

    “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossenses 1 : 18).

    Não é o corpo que comanda a cabeça, mas a cabeça quem comanda o corpo. Portanto a Igreja que é o corpo, não pode ser maior que Cristo, que é cabeça do corpo.

    “Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?”
    (I Coríntios 14 : 36).

    A palavra não saiu da Igreja, mas ela veio para ela. Ou seja a palavra nos foi enviada…

    A palavra de Deus não são meramente letras em papeis, elas foram escritas em papeis, mas elas não são mortas como letras e papeis que não tem vida.

    “Porque a palavra de Deus é viva… (Hebreus 4 : 12)

    “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.” (João 6 : 63).

    As palavras que Cristo disse são espírito e são vida, Cristo é a própria palavra…

    Como pode a Igreja ser maior que a palavra, que é o Cristo? Portanto quem determina o que esta certo o que esta errado, o que deve ser feito e como deve ser feito, são as palavras de Deus nas escrituras.

    A Igreja nunca foi e nunca será maior que a palavra. Não foi ela quem legitimou as escrituras ou a Bíblia como a chamaram.

    Ela quem rege o corpo doutrinário da Igreja, um verdadeiro enviado por Deus aceitará isso e se submeterá a isso.

    Quem esta acima de quem?

    Quando uma lei é criada, devemos obedece-la, pois ela a lei esta acima de nós, não importa quem sejamos são as leis que determinam o que devemos fazer e como devemos.

    Assim são as palavras de Deus, Quando Deus inspirou os homens que ele separou para escrever a intenção de Deus foi que nós vivessemos em sujeição a essas leis. Neste em sujeição ao próprio filho, pois ele é a palavra de Deus que criou a todos nós, e que encarnou a habitou entre nós e que nos resgatou do império da morte e das trevas.

    A Igreja pertence a ele, ele nos comprou com seu sangue lá na cruz, como pois pode a Igreja ser autoridade sobre a palavra de Deus que é o filho de Deus?

    Desculpem-me, mas isto é infundado.

    • Rafasoftwares disse:

      Então Você me afirma que Cristo é a Bíblia?
      Você confunde SAgrada Escritura com O Verbo Divino!

      Meu Caro A Igreja é a Coluna e Sustentáculo da Verdade (I Timóteo 3, 15), veja que Paulo não diz que é a Bíblia, apesar da Bíblia conter a Verdade!
      Você tem que entender que foram homens que Escreveram a Bíblia, e homens a validaram!

      Não no sentido de que estes homens deram a inspiração a bíblia, mas Deus deu a estes homem o poder para escreve-la e valida-la.

      2ª Pedro 1, 20. Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. 21. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.

      Ou seja Deus deu este poder a homens designados por ele!

      O Igreja tem a autoridade de interpretar a bíblia, sendo ela o sustentáculo da verdade, mas não tem o negar as verdades da bíblia ou dizer que certas passagens são mentirosas ou que não são verdades absolutas, mas a Igreja interpreta-as e tem o dever de porta-la e preserva-la através dos seculos!

  3. Cleber Sanches disse:

    Parabéns pelo texto. Fiquei edificado com a clareza. Realmente muito me estranha correntes protestantes se basearem somente na Bíblia, quando sabemos que a Igreja é anterior à Bíblia. Nossa fé se basea na Bíblia, Tradição da Igreja e Sagrado Magistério. Três colunas que se completam e trouxeram a fé até aqui. Bem disse Jesus a São Pedro: eis que as portas do Inferno não prevalecerão contra Igreja. Estamos firmes e fortes porque a promessa de Jesus se cumpre cada dia. Que nossa fé seja sempre firme. Que o sangue dos mártires continue sendo o terreno fecundo onde floresce a Igreja do Senhor. Viva o papa, viva JESUS. Nossa proteção está no Nome do SENHOR, que fez o céu e a Terra. Amém.

  4. Realmente o pior cego não é o que não vê, pois até mesmo eles crêem… Mas os vossos corações estão obscurecidos e mente cauterizadas…

    Mas não estou aqui para fazer julgamentos apenas deixo este verse:

    “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” (João 12 : 48).

    Jesus é a palavra a própria palavra, agora quem veio antes de quem? A Igreja ou a palavra?

    “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
    (João 1 : 1).

    “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1 : 14).

    O verbo é a palavra, que é = a Cristo. Quem veio antes Cristo ou a Igreja?

    Quem é maior Cristo ou a Igreja?

    “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11 : 3)

    Veja bem se tudo que foi criado, foi criado pela palavra de Deus, quem veio primeiro? A Igreja ou a palavra q

  5. sou jorge de oliveira , evangélico

  6. fabio disse:

    interessante a argumentação de vocês.
    vocês fazem referência ao canone Bíblico evangélico e protestante. Até onde tenho conhecimento o canone evangélico possui menos livros em relação ao católico. Os protestantes utilizam os livros utilizados pelos judeus, pois assumem esse povo como autoridade máxima em relação ao antigo testamento, já o novo permanece o mesmo entre as duas religiões.
    o marcos calvacanti afirma: “Isto acontece porque eles são preguiçosos nos estudo, e em sua maioria por mais que estudem não vão chegar ao pleno conhecimento da verdade” inconsistente, preguiçosos e depois afirma que estudam. Afirmação falsa, conheço vários protestantes que leem a bíblia no mínimo uma vez por ano, fora que muitos buscam bíblia de estudo e livros para melhor entender os textos.
    outra afirmação por parte de calvacanti: “Estão cegos, não podem ver a verdade. muitos deles não sabem se quer dominar seu próprio idioma, Mas quero discordar em algumas partes que considero de suma importância” conheço vários protestantes que possuem o conhecimento de outras línguas, e da própria, que inclusive são estudantes do curso de letras na UnB. Afirmar tal coisa é no mínimo ignorância.

    então, antes da institucionalização da igreja não havia canone Bíblico? Não, as cartas escritas por paulo e os evangelhos sinopticos eram utilizados como inspirados junto com o AT. Uma vez que havia a necessidade de escrever algo para contrapor ideias que estavam surgindo em nome de Jesus, como os agnósticos. Em relação ao AT por volta de 250 d.C. houve uma concordância quase universal a respeito do cânone das Escrituras Hebraicas. A única pendência foi sobre os Apócrifos… com algum debate e discussão que se estende até hoje. A vasta maioria dos eruditos hebreus consideraram os Apócrifos como bons documentos históricos e religiosos, mas não no mesmo nível das Escrituras Hebraicas.

    “Alegam que a Igreja deve ser sempre legitimada pela Bíblia quando sabem que a legitimação da Bíblia dependeu da Igreja” quanto as práticas pagãs encontrado dentro da igreja? e a legitimação das indulgências na idade média? a queima de pessoas acusadas de hereges, por exemplo giodano bruno? o que significa maria se considerada co-redentora? omissão no holocausto em relação aos judeus? há vários outros fatores na história que condena a igreja, é apontar erros alheios sendo que não olha a própria casa.
    acho que o entendimento de alguns católicos está defasado.

    um grande abraço

  7. amados e queridos irmãos, vamos parar com essa disputa de razões, quem é que está com a razão? niguém amados, agora se estivermos alisersados na palavra, estamos estamos fazerdo a vontade de jesus cristo,

    a razão só vem para darmos o direito de julgarmos e condenarmos alguém, não é isso que jesus ensinou, e conhecerei a verdade e verdade vos libertará, jesus cristo e tudo oque ele ensinou é a verdadeira vontade de Deus, e é isso que temos que aceita, como podemos aceitamos a jesus como senhor e salvador de nossas vidas, não aceita seus mandamentos hem amados? jesus disse aquele que diz que me ama obedece minhas palavras e farão coias maiores que eu faço, os senhores tem obedecido as mandamentos de jesus, e feitos coisas maiores que ele fez? ou estão a proura da razão

    amados não nos pertence ficarmos querendo saber quém está certo ou errado? errado é aquele que se diz servo de jesus e não serve a jesus não é verdade?

    a primeira coisa que o homem precisa fazer aceitar para servir a jesus em verdade, reconhecer que é pecador e falho muito falho, e aceitar a lutar, para ser menos pecador e falho diante de jesus, o bom era se consiquirmos ser 100% não pecador e não falhos mas não conseguimso, mas se perseverarmos nos mandamentos de jesus, seremos justificados e salvos a praticar o pecado, é isso que jesus quer de todos os homens na face da terra.

    se profesrmos jesus que não o obedecemos, estamos profesnado em vão e não vale de nada, procurarmos com quém está a razão. pense nisso amados irmãos .

    jesus disse: naquele dia muitos dirão, senhor ensinamos em teu nome, prfetizamos,expulsamos dêmonios,curamos e jesus dirá , apartai-vos de mim vós que praticai a iniquidade.

    amados preste bem atênção, você professa a fé que você escolheu a vida inteira, prega a palavra,vai aos debates,vai a igreja, evangeliza, fala a todos que serve a jesus,
    mas e si naquele dia , o dia do juízo final, você chegar diante de de jesus, e jesus lhe disser, que você passou a vida inteira só praticando iniquidade, e que jesus diz não ti conheço, e você insistir mas jesus eu servi ao senhor preguei a tua palavra, fiz a tua vontade, e jesus novamente dizer apartai-vos de mim vós que praticai a iniquidade, que descepição em amados?

    isso não minha teoria não, foi jesus quem disse, então amados faça um uma reflexiçâo da sua vida, dos seus atos as escondidas, das suas palavras persuasivas, da sua obediencia aos mandamentos de jesus, se você servi realmente a jesus, eu não estou coloando medo em você, e nem querendo ser melhor que niguém, pois não sou , o melhor e merecedor de adoração e obediencia é jesus cristo.

    se eu for entrar em prfundo no comentário, eremos muito mais longe, ma reflitas amados irmãos e pense e tomem uma posição em vossas vidas, jesus nos mostra o caminho certo, a escolha é nossa, seguimos oque quisermos , mais uoça Deus não será mas responsavél pelas cosequencia da nossa natureza, você até ouve mas obedece se você quiser, meu oselho é ouça e obedeça , antes que seja tarde demais.

    amados se formos abservar, a história que estão ai, para tirarem proveito e ter razão para dizer quem está certo ou errado , todos nós estamos errados, agora se observarmos a história para enriquecermos em sabedoria para ajudar a cescer os ensinamentos de jesus, somente isso extrair da história aquilo que é de proveito para a salvação de nossas e outras vidas. ai sim vale apena observa bem a história da igreja primitiva. quem venham cinhecimentos para somar a salvação e perder a salvação.

    vocês católicos romanos, observe bem a história de roma desde o principio, e verão a verdade. parem com essa disursão que não leva a nada, querem mesmo saber a origem das coisas e crenças de igreja católica apostólica romana, busquem a verdade clara, a origem dos templos, a origem dos costumes romanos, dos deuses romanos, vou adiantar algo a vocês,

    o império romano na antiguidade, tinham seus costumes, suas crenças, seus ensinamentos, seus deuses, mas naquela época o império romano, não tinham mandamentos, conselhos, relacionamento de Deus, é bom lembras a vocês que o império romano só teve contato com mandamentos de Deus, após vencer o império dos gregos e levarem com sigo os manuscritus uo papiros que os gregos, tinham trazido de jerusalém, os manuscritus eram relatos que Deus ordenara oa povo de israel e não ao pova grego e tão pouca romano,

    a promessa da terra prometida, e do messias, era para israel , e não as outras nações.
    então roma só teve conhecimento dos manuscritus nesse periodo, pois os romanos já tinhas seus costumes, e religião, e adoravam seus proprio deuses. com a chegada dos manuscritus de israel atrv´se dos gregos, roma fez uma complementação, continuou a prestar, seus costumes, a adorarem seus deuses, só que diferente, pegando seus deuses e imbuindo aos manuscristu que agora tivera nas maus.

    então amados roma não é o principio, disso ou daquilo, a confecção da biblia instituida pelo concilio em não quer dizer muita coisa, o governo estava em roma, o rei naquela época era em roma, quem dominava o mundo era roma, é logico que roma estava por dentro do assunto em instituir o concilio em roma, mas isso nao quer dizer que roma e a dona da honra nem e da exlusiva origem dos manuscritus, e nem dos escritos do novo testamanto, amados não me interprete mal, se vocês observar reamente a história verão a verdade, parem com isso , dessa forma só estamos prestando um serviço oa reine das trevas, nos dividindo-nos ainda mais.

    se eu for relatar história aqui passamos o dia e noite, e não chegaremos a quase nada
    é como eu falo, história, é somente para enriquersemos nosso entendimento, para ajudarmos a outros a achar o entendimento, e não mais proseguir no erro mais , é para nos ajudar a nós e aos outros. a nossa saída é aceitar a jesus como salvador de nossas almas e perseverar na obediência dos seus mandamentos até o fim, se fisermos assim jesus estará com nosco todos os dias de nossa vidas.

    estou sempre a disposição para conversamos e tirar-mos nossas duvidas, a histórias estão
    para lermos e tirar nossas duvidas, a biblia está ai para lermos e tirar nossas duvidas , e nosso senhor e salvador está ai 24 hrs por para ajudar-nos tirar nossas duvídas, e lervarmos para o céu. é querermos, venho a dizer buscai a jesus enquanto não seja tarde demais.

    • Rafasoftwares disse:

      Caro Jorge Oliveira,

      Que a paz do Senhor estava com você e com os seus!

      Tudo o que Você falou já é de meu entendimento único e puro.

      Não entendo por que aqui você vem postar tais comentários. Não estou em uma disputa de certo ou errado, apenas estou apontando a verdade, única e exclusivamente!

      Agora temos que antes de mais nada sabermos o que estamos seguindo e o que pregamos. E não deixar que ninguem ofenda a nossa fé.

      Quero que você copie este comentário e cole em todos os sites evangélicos que levantam, mentiras e falam mal de católicos e da Igreja católica, você pode fazer isso pra mim? OU não?

      Se Jesus nos deixou a bíblia e outras fontes para descubrimos a verdade devemos ir atrás destas coisas e expor aos outros o que descobrimos.

      O fato de aqui expormos idéias, não quer dizer que não servimos a Jesus ou não seguimos seus mandamento, ou até mesmo que não o temos como Salvador. O que exposmos são as doutrinas que seguimos e provamos a veracidade delas. Só.

      Quanto ao resto do seu comentário sobre Roma e etc… Leia o blog e verá a realidade constatada! Principalmente a categoria mentira! E veja o por que temos este blog e fazemos estas matérias aqui!

      No mais aqui me despeço..

      Rafael Rodrigues.

      • Vanessa Almeida disse:

        Caro Rafael você se coloca aqui como detentor da verdade, e se Cristo é o caminho a VERDADE e a vida, esta se colocando como detentor de Cristo! Tem certeza de que tudo que escreve é verdade? Você conhece mesmo a verdade!? Isso me cheira a fanatismo e essa discussão toda a briga de patio de escolar…Veja como esta se preocupando em defender a sua verdade e a verdade da igreja católica ao inves de defender a VERDADE que é o Cristo redentor que morreu por nossos pecados.

  8. amado rafael rodrigues, o senhor disse que ao expor suas ideias, nao significa que o senhor não está servindo a jesus, ok , então paremos com isso irmão, quem é de quem,

    quem deu ordem pra quem. que a igreja catolica é isso uo aquilo, irmao me desculpe, a igreja catolica ensinam o povo errar, talvez o senhor ainda não percebeu, pega as ramificaçoes da igerja catolica, os cotumes, os deuses , a politica daquela epoca, esta tudo dentro dela até hoje,

    o povo é que não pecebe, pois são ensinados errados. e não busam saber a verdade, entao amado, se oque o senhor expoem é só ideias, exponha que jesus é o unico intersesor entre Deus e o homem, que só jesus tem poder pra perdoar, que so jesus pode curar, que Deus exige que o povo se santifiquem, e se purifiquem, e fuja do pecado e dos prazeres da vontade da carne, que só desagrada a Deus, eo destancia ainda mais dele, exponha isso irmão rafael, é isso que jesus quer que publiquemos, e não somente aquilo que nos sastifaz, a dizer, sou evangélico, mais não sou contra , sou contra o pecado, e quem ensina o povo a pecar,

    jesus disse: quem me ama faz a vontade de pai que estás, no céu,

    pergundo ao senhor, qual é a vontade de DEUS , que todo homem se perca ?
    ou seja salvo?

    pergunto ao senhor a vontade de DEUS é que os homens continuem seguindo velhos costumes errados, prostando-se diante de imagem de barro, de pau, de pedra, de jerço.

    pergunto ao senhor a vontade de DEUS é que todo homem não honre sua palavra, fazendo tundo ao contrario como fez ninrode.

    DEUS pede não se prostituem eo homem vai para o carnaval, comendo bebendo e se prostituindo.

    DEUS pede que as esposas honre seus maridos, e as esposas traem seus maridos.
    DEUS pede que o povo faça somente sua vontade eo povo vão e adoram mais as paixões do mundo que o proprio DEUS.

    amado irmão somos falhos eu sei disso, mais jesus é nossa fortaleza, desde que nos arremperdemos e deixarmos todo o embaraço de lado, se afirmamos que que o aceitamos e continuarmos embaraçados, estamos enganando a nos mesmos.

    se é pra servir a jesus, que servimos em obediencia , fugindo de todo o pecado, fugindo de todos os ensinamentos errados, fugindo de todos os ídolos imagem de escultura e sejamos fieis a jesus, e ele será fiel com nosco.

    não se engane DEUS não se deixa escarnecer, por niguem.
    no grande dia ele sabera separar o joio do trigo, que sejamos a boa lavoura de DEUS.
    pois o joio, ele colhera e lançara no fogo que se apagara.

    que nosso senhor jesus cristo , tenha misericordia de nossas vidas irmão rafael, e que permita que o espirito santa de DEUS nos proteja e nos dê forças para perseverarmos na vontade de DEUS a qual nos livrará do lago de fogo.

    que DEUS te abençoe em nome de jesus cristo

    • Rafasoftwares disse:

      Meu caro e quem te disse que eu não sirvo a Jesus? Você é mais um deus que vem aqui e sabe de tudo e pode ver tudo e julgar todos? Por que destes se puder ver os comentários nas matérias verá vários deuses poderosos comentando!

      Ramificações da Igreja católica, Quais?

      Me Responda:

      Onde a Igreja diz que outra pessoa perdoa pecados a não ser Cristo?
      Onde está na bíblia que Jesus é o único intercessor? Pelo que eu saiba na bíblia ensina que ele é o ùnico MEDIADOR e não intercessor!

      Ora eu exponho isto tudo aqui que você ai fala em meu blog, apenas leia as matérias e verá!
      Se você não leu não abra a boca para falar o que não sabe!

      Meu caro Você antes de comentar e se basear nos achismos que tem contra a Igreja católica, Leia meu blog, eia as matérias que eu escrevo e reflita!
      Eu naõ tenho tempo de ficar repetindo 1000 vezes a mesma coisa, para desmistificar a caricatura que vocês fazem da Igreja ao ve-la pela margem!

      Tudo o que você fala ai na matéria já tem escrito ai nas matérias, se naõ quizer ler, ai eu não posso fazer nada….

      a paz!

  9. A verdade é que os protestantes lutam, lutam e não conseguem fundamentar o que dizem ser a verdade, eu fui protestante e conheço as suas teses, sei das suas “verdades”, se baseiam em achismos, em palavras soltas ao vento, verdades essas que mudam todos os dias. Já vi pastores pregarem uma mesma passagem bíblica de formas diferentes, dizendo eles estarem inspirados pelo espírito santo, peço a DEUS que os perdoe pelas suas dissenções e pelos seus desenganos… Jesus Cristo Sempre!

  10. fabiobarros disse:

    Rafasoftwares
    “Alegam quanto as práticas pagãs encontrado dentro da igreja?”
    o carnaval é uma festa tipicamente celebrado por países católicos do sul da Europa e América Latina, sua origem remota a antiguidade clássica, onde se celebravam as festas dionisíacas e adoração ao deus baco cujo nome hoje derivou para bacanal. A própria data do natal foi um dia correspondente à uma festa celebrada ao deus sol, se não me engano mitra e também ao deus hórus(não faço referência ao documentário zeitgheist). todas essas festas foram conceituadas como processo de aculturação e inculturação.

    “a queima de pessoas acusadas de hereges, por exemplo giodano bruno?”
    caricatura? uau, genial a sua posição. Se alguém discorda da igreja, essa irá julgá-lo e o estado queima, ok. mas quem é mais culpado na morte do indivíduo? eu contrato um assassino para matar o meu pai, eu não tenho a menor culpa. Esse é o raciocínio utilizado, por isso nada a comentar. Quem foi o autor do manual de busca as bruxas, o martelo das feiticeiras? fora que havia pessoas que foram mortas por possuírem sintomas de histeria acusadas de que estavam endemoninhadas. Ideia mais tarde reformulada por freud.
    no post que você indicou, também cita os crimes feitos por protestantes, é crime?sim, é crime. Isso é algo semelhante a comparar stalin com hilter. hitler é bonzinho porque matou menos de uma dezena de milhões de pessoas, satalin é mal porque matou mais de uma dezena. isso é justificar uma erro pelo outro.

    o que significa maria se considerada co-redentora?
    a partícula co- exprime papel de igualdade, ao lado de, juntamente. Dicionário hauaiss-redentor juntamente com outrem. Atos 4:12 declara que Jesus é o único redentor. I Timóteo 2:5 proclama que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Em nenhum momento dentro dos evangelhos é abordado o assunto de co-redentora de maria. co-redentora significa que há outra mediação.

    “omissão no holocausto em relação aos judeus?

    Se e a Igreja tem o poder político quanto a isso? Se você me disser que ela errou em ter ficado calada,concordo, até o Papa Joao Paulo II pediu desculpas por isto.
    Mas insunuar que tem culpa no Holocauto ai já é não ter honestidade!” Como é que se escreve insunuar e Holocauto!!!???? quem é mesmo que precisa estudar!?
    o papa também pediu desculpas pela morte dos templários, essa desculpa não apaga os fatos históricos.
    ok. você assumiu a posição de que ficou calada, concordo. Mas em que momento falei que ela foi culpada? acho que é você que precisa estudar. a igreja católica se manteve omissa, não se manifestou(agora ficou melhor entendido o q q desenhe?), devido as negociações com mussolini sobre as terras do vaticano.

    “Estude Melhor e Compreenda, E peço não fique aqui querendo estar em cima do murro, por que suas objeções são claramente evangélicas.”
    depende, se essa minha visão que é contrária a sua e tu diz que é visão de evangélico, segundo eu vi, prefiro ficar com a visão desse segmento religioso.
    Estude Melhor e Compreenda, acho que você precisa mais do que eu.
    Eu não me acho inteligente, sei que há muito o que aprender. Mas eu me esforço para não ficar na ignorância, estudo todos os dias, tenho o hábito de ler muitos livros de vários segmentos(fora os da faculdade)

    um grande abraço, estude mais

    • Rafasoftwares disse:

      Caro Fábio,

      Igreja de modo nenhum apóia carnaval, no sentido da festa secular. Muito pelo contrário em épocas de carnaval todos fazemos retiros para entrar na quaresma! A transformação da festa secular em uma festa religiosa não quer dizer que os hábitos pagãos entraram na Igreja, muito pelo contrário a adoção da festa para agora se tornar algo de celebração a Deus difere e muito da festa secular, ou os trio elétricos vão para a Igreja?

      Meu caro você leu o texto ai né? Então pronto não precisa eu responder nada sobre deus sol.

      Leia: https://sadoutrina.wordpress.com/2010/06/08/carnaval-x-cristianismo/
      Quando falei caricatura me referi a historias inventadas por pessoas que vai além da realidade, falam que a Igreja Matou milhões de pessoas, mais pessoas até do que a população mundial na época, a Igreja só poderia estar viajando no futuro pra matar tanta gente. Em nenhum momento neguei a inquisição ou disse que foi boa por que outros mataram também, apenas falei que temos que entender o contexto e a época para não fazer juízos malucos quanto a isso e além do mais pra ressaltar que apenas a Igreja católica é colocada em foco os demais são simplesmente esquecidos e se passam por bonzinhos.

      Leia

      http://caiafarsa.wordpress.com/a-verdadeira-face-da-inquisicao/
      http://caiafarsa.wordpress.com/inquisicao/
      http://caiafarsa.wordpress.com/inquisicao-2/
      http://caiafarsa.wordpress.com/inquisicao-cai-a-farsa/

      Você leu o que eu postei? Sobre o que o catecismo fala sobre o que é a co-redenção? Não posso te explicar se você não ler! Como falei todos nós somos co-redentores a partir do momento que nos unimos a Cristo e participamos da evangelização levando a salvação até eles, entendeu?
      Você é engraçado agora erros de digitação seria uma falta de estudo? Kkkkkk piada viu.. meu caro escrevo várias palavras por minuto e não corrijo o texto antes de postar, estamos internet e se não sabe a letra “u” fica ao lado do “i” ai eu troquei e escrevi “insunuar” apenas troquei uma letra pela outra na hora de digitar, e no holocausto apenas faltou o “s” que não pegou na hora em que eu digitei, que comentário mais sem sentido este seu.

      Seu comentário insinua que a Igreja participou do holocausto ou seja, calou a boca e deixou os caras fazerem o que quiserem, como se a Igreja pudesse fazer algo para impedir, nesse sentido que eu falei!

      Meu caro se não sabe O Papa Pio XII deu abrigo a vários Judeus, até Einstein o elogiou por isso! Os próprios historiadores judeus defendem o Papa Pio XII. Se não sabe o holocausto foi financiado pelo próprio partido sionista que dizia defender os interesses Judeus. Além do mais tropas de Hitler queriam invadir o Vaticano na época, a Igreja não poderia fazer frente exposta a ele por causa do perigo eminente de invasão. Mas ajudou os Judeus no que pode.

      Veja alguns testemunhos:

      Alexander Shafran

      “Não é fácil para nós encontrar as palavras adequadas para expressar o calor e consolo que experimentamos pela preocupação do Sumo Pontífice [Pio XII], que ofereceu uma grande soma para aliviar os sofrimentos dos judeus deportados; os judeus da Romênia nunca esqueceremos estes fatos de importância histórica.”

      [Alexander Shafran, Gran Rabino de Bucarest, em 7 de abril de 1944; “Actes et documents du Saint Siege relatifs a la Seconde Guerre Mondiale”, X, p. 291-292]

      Juez Joseph Proskauer

      “Temos ouvido em muitas partes que o Santo Padre [Pio XII] foi omisso na salvação dos refugiados na Itália, e sabemos de fontes que merecem confiança que este grande Papa estendeu suas mãos poderosas e acolhedoras para ajudar aos oprimidos na Hungria”.

      [Juez Joseph Proskauer, presidente do “American Jewish Committee”, na Marcha de Conscientização de 31 de julho de 1944 em Nova York]

      Sugiro leituras:

      Pope Pius XII – Architect for Peace, de Margherita Marchione

      Meu caro não pedi falei que você era Ignorante ou menos inteligente, quando falei para você estudar foi no que se refere a Maria como co-redentora. Não te conheço não posso dizer que você não tem conhecimento de outros assuntos… mas nessa questão de co-redenção você não sabe o que realmente é… Veja o que a Igreja diz sobre isto:

      “ Nenhum homem, ainda que o mais santo, tinha condições de tomar sobre si os pecados de todos os homens e de se oferecer em sacrifício por todos.” Catecismo parágrafo 616

      Ou seja se a Igreja dissesse que Maria morreu por nós ou obteve nossa redenção a Igreja estaria contradizendo suas próprias doutrinas.
      Por isso eu disse que suas objeções são claramente evangélicas, por que tais pessoas entendem tudo a margem das palavras e não procuram entender seu sentido real, fazem juízos prévios e acabam pecando por propagar aquilo que não é verdade. É só ler a categoria mentiras do blog e você verá o que eu estou dizendo.

      Que a paz do Senhor esteja com você e com os seus.

  11. Me responda então A Maria é intercessora agora em nossa época?

  12. fabiobarros disse:

    “Igreja de modo nenhum apóia carnaval, no sentido da festa secular” NO SENTIDO DE FESTA SECULAR, ao que parece você está abrindo uma excessão. Isso o que você escreveu dá a entender “a igreja não apoia o carnaval como festa secular, mas apoia”
    então porque logo após o carnaval há o período de quaresma? Muita coincidência.

    “pessoas que vai além da realidade, falam que a Igreja Matou milhões de pessoas, mais pessoas até do que a população mundial na época”
    Em nenhum momento falei que matou mais que a população da época. Realmente, associado ao poder político ela matou milhões ao longo de sua história, não só no período da inquisição. Isso é algo presente em todas as religiões, que são o melhor método para manipular pessoas.

    “a Igreja católica é colocada em foco os demais são simplesmente esquecidos e se passam por bonzinhos”
    Porque era a que mais possuía poder político, econômico e religioso na época. Quem é que vai chutar cachorro morto?

    “Seu comentário insinua que a Igreja participou do holocausto ou seja, calou a boca e deixou os caras fazerem o que quiserem, como se a Igreja pudesse fazer algo para impedir, nesse sentido que eu falei!”
    em que momento insinua que a igreja participou?

    leia de novo:
    “omissão no holocausto em relação aos judeus?

    Se e a Igreja tem o poder político quanto a isso? Se você me disser que ela errou em ter ficado calada,concordo, até o Papa Joao Paulo II pediu desculpas por isto”

    falei OMISSÃO, Certo? qual é o significado dessa palavra?
    n substantivo feminino
    ato ou efeito de omitir(-se)
    1 ato ou efeito de não mencionar (algo ou alguém), de deixar de dizer, escrever ou fazer (algo)
    2 ato ou efeito de deixar de lado, desprezar ou esquecer; preterição, esquecimento
    3 Rubrica: termo jurídico.
    ato ou efeito de não fazer o que moral ou juridicamente se deveria fazer, e de que resulta, ou pode resultar, prejuízo para terceiros ou para a sociedade
    4 falta de ação; inércia, passividade
    5 falta de cuidado, de atenção; descuido, negligência
    6 o que foi omitido; lacuna, falta, lapso

    Em algum momento neguei que padres e fiéis da igreja deixaram de ajudar judeus que estavam precisando de refúgio? A igreja católica se manteve omissa no sentido político, uma vez que ela tem enorme poder de influência nesse aspecto. Não estou tocando no assunto que refere-se à fé.

    Não vi nenhuma citação Bíblica referente ao tema de co-redenção.
    Esse site que você citou(http://caiafarsa.wordpress.com/) possui vários erros teológicos. Sua crença acerca da vida religiosa se baseia nele?

    “Por isso eu disse que suas objeções são claramente evangélicas, por que tais pessoas entendem tudo a margem das palavras e não procuram entender seu sentido real, fazem juízos prévios e acabam pecando por propagar aquilo que não é verdade. É só ler a categoria mentiras do blog e você verá o que eu estou dizendo”
    Se é evangélica ou não, não sei. É a maneira que leio o mundo. Você está dizendo que eu entendo tudo a margem das palavras?pode ser, mas isso é um julgamento de valor, pois você não me conhece e não sabe como eu levo a minha vida intelectual. Agora, qual é o sentido real que você insinua? Meus juízos foram feitos em cima de uma literatura não religiosa, elaborada por historiadores. Se você quer creditar isso aos protestantes fique à vontade, se sim, esse grupo religioso parece ser mais coerente.
    Se não me engano Jesus fala de uma verdade, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. qual a verdade que ele está tratando? a verdade que você propaga? como você tem certeza que está no caminho da verdade?
    Eu sou um ignorante, procuro estudar para ser menos. Por isso que não volto minha visão só para um ponto, prefiro visualizar o mundo e suas religiões tentando analisar dentro da perspectiva do fiel, me colocando em suas posições. Isso aprendi com Bakhtin, diaolgismo.

    um grande abraço

    • Rafasoftwares disse:

      Nobre Fabio Barros creio que há uma confusão nos entendimento de nossas palavras tanto de um lado quanto de outro, serei mais claro desta vez para não haver desentendimentos.

      Quando me referi ao carnaval que a Igreja não apóia no sentido da festa secular, não abri exceções. Falei que no período de carnaval a Igreja faz um ato religioso no sentido da preparação para a quaresma, pra 40 dias de oração e retiro como Jesus fez no deserto em contraste com o carnaval, ao invés dos fiéis irem pra rua pra orgia, estão em em casa orando e meditando .

      Muitos chamam isso de carnaval, mas não tem nada haver com a festa secular profana.

      Se você ler o texto que eu lhe indiquei que eu fiz sobre o carnaval… você vai ver.

      Tem muito mais exortações pastorais da Igreja quando a festa secular temos escritos de Santa Faustina Kowalska, São Francisco de Sales, São Vicente Ferrer, Santa Catarina de Sena, São Carlos Borromeu e um trabalho dos maiores sobre o Carnaval é do Bispo e doutor da Igreja Afonso Maria de Ligório, ele diz:

      “Uma das baixezas mais infames que Jesus Cristo sofreu em sua Paixão, foi que os soldados lhe vendaram os olhos e, como se ele nada visse, o cobriram de escarros, e lhe deram bofetadas, dizendo: Profetiza agora, Cristo, quem te bateu? Ah, meu Senhor! Quantas vezes esses mesmos ignominiosos tormentos não Vos são de novo infligidos nestes dias de extravagância diabólica? Pessoas que se cobrem o rosto com uma máscara, como se Deus assim não pudesse reconhecê-las, não têm vergonha de vomitar em qualquer parte palavras obscenas, cantigas licenciosas, até blasfêmias execráveis contra o Santo Nome de Deus. Sim, pois se, segundo a palavra do Apóstolo, cada pecado é uma renovação da crucifixão do Filho de Deus. Nestes dias Jesus será crucificado centenas e milhares de vezes” (Meditações).

      Ou seja se a Igreja apoiasse o carnaval todos estes bispos e freiras lutariam contra o carnaval?

      Eu sei que você não falou que a Igreja matou milhões de pessoas apenas estava mostrando o por que eu falei que as pessoas criam a caricatura da Igreja e relação a inquisição.

      Seu comentário insinua no sentido do contexto em que você falou dos erros da Igreja, ora você está falando dos erros e cita isto, como não entender como uma insinuação?

      Por isso digo que temos que ser mais claros quando nas colocações, para não gerar más interpretações no debate.

      Olha meu caro não encontramos citação bíblia para milhares de coisas que nós cristãos acreditamos ex: Santíssima Trindade. Como eu falei a co-redenção que todos nós participamos o próprio Cristo falou “quem quiser vir após mim, toem sua cruz e siga-me”, no sentido que a todo tempo temos que estar nos sacrificando por nós e pelos outros. Paulo faz menção disso em sua Epistola aos Colossenses leia:

      Colossenses 1, 24. Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.

      Paulo está falando que o sacrifício de Cristo não foi suficiente ou que ele teve que completar o que Cristo não terminou? Lógico que não! Ele está fazendo referencia justamente ao papel que tem como bispos de ser co-redentor da Igreja, ou seja a missão de levar a salvação ao mundo!

      Apenas citei as matérias do Cai a Farsa para você ler, lá eles colocam todas as referencias bibliográficas para a pessoa consultar se está errado ou não. O que tem haver desmistificações de mentiras com a minha vida religiosa?

      Olha não falei que Você entende tudo as margens das palavras, falei que seu comentário é característico deste segmento religioso que vê tudo as margens das palavras, o comentário não você, pois como lhe mostrei você dizer que a Igreja diz que Maria é co-redentora no sentido dela ter se sacrificado ou obter a redenção para nós é extremamente equivocado.

      Bem meu caro, há alguns filósofos que dizem que nunca chegaremos ao conhecimento da verdade por que muitos dizem que nossa analise sobre um objeto é sempre de dentro pra fora e não de fora pra dentro então tudo sempre será relativo. Isto realmente se daria se não tivéssemos a fé, e é esta mesma que me dá a certeza que estou no caminho da verdade. Além do que as provas racionais são claras ao demonstrar o verdadeiro caminho, mas de nada valerá se não tiver a fé.

      Bem meu caro se você se acha ignorante ai já não é comigo, eu não falei isto aqui, até por que se achasse você ignorante, não estaria debatendo com você, apenas excluiria seus comentários como faço de muitos que apenas chegam aqui e colam matérias, de outros sites que acessam, sem nem saber o que está escrito, eu não perco tempo com isso até por que tenho outras atividades a fazer, mas quando a pessoa demonstra interesse em expor opiniões e idéias próprias, ai sim, eu dou toda atenção como a você e os demais que aqui estão comentando.

      Mas se formos pensar por outro lado todos somos ignorantes até nos assuntos que dominamos.

      Feitos esclarecimentos aqui me despeço,

      A paz…

  13. fabio disse:

    Rafasoftwares

    Gostei da sua resposta!!! porém discordo de muitos aspectos(talvez minha mente tenha sido cauterizada), os estudos que já realizei leva-me a crer no processo de aculturação e inculturação acerca do natal e do carnaval. Pelo que eu já li o carnaval é liberação dos fiéis da igreja para terem alguns dias de libertinagem, que remonta ao mundo grego. E não foi apenas uma leitura acerca disso, foram várias. Acerca do holocausto consigo lembrar de imediato o historiador Eric Hobsbawn, a era dos extremos: o breve século 21.

    isso agora é questão de fé, eu já tenho minha mentalidade acerca dos temas abordados. E o que eu for lê, minha visão será de corroboração a esse ponto de vista(claro que vou vê se há ou não coerência nos argumentos)

    • Rafasoftwares disse:

      Caro Fábio, as vezes temos que ver a história diretamente de onde ela partiu, esta questão que você falou que a Igreja liberava os fiéis para alguns dias de libertinagem eu nunca tinha visto falar e olhe que já li foi coisa sobre o carnaval, em breve estarei colocando uma matéria do Padre Divno Antonio lopes a cerca do carnaval quando estivermos perto do dia desta festa… Mas como eu lhe mostrei esta não é uma festa da Igreja, o que a Igreja faz é um festa paralela para que os fiéis naõ participem da festa secular… isso sempre foi mal interpretado pelas pessoas…

      Bem temos vários livros de Judeus a cerca do holocausto nada melhor do que ler de quem esteve lá dentro e não de quem se aproveitou da história…
      mas de boa… espero termos encerrado por aqui a cerca do assunto, no mais… depois podemos debater mais…

      Que a paz do Senhor esteja com você e com os Seus!

      In Cord Jesu, Semper,

      Rafael Rodrigues.

  14. é rafael, você não deixa mesmo essa idéia doutrinária da história da igreja católica hem?

    vou repitir ao você, história da igreja católica e outras é observada, para tirarmo-mos lições
    examplos, conhecimento, mais o mais importante é prá conhecermos a pura verdade dos
    fatos nos anais da historia da igreja.

    não é que eu não sei observa e entender história, e nem estou crendo em achismos, ou em ateu, eu apenas falei um pouco, de história veridica, que estão aí nos anais da história,
    o senhor não estudioso, o que eu falei estão aí nas bibliotecas de história, é só pegar e ler rafael.

    não estou falando daquilo que eu não entendo, o poblema é que o senhor ver os meus comentários, e refuta alegando que estou cego, falando que jesus é uma lenda , você está dizendo que estou seuindo achismos e ateu.

    porque o senhor não me responde as minhas pergunta?
    por exemplo, perguntei ao senhor, oque significa bacanal?
    e você não me respondeu, apenas falou que sabia, e ficou
    por isso mesmo, se sabe me responda , não manda eu ir pesquisar
    outros não rafael, eu quero que você me responda.

    a própria história diz dos que praticavam a festa bacanal, pois
    praticavam bacanal, juntos com políticos enfluentes e mulheres que se dizia de respito á sociedade na época em roma.

    a festa bacanal era uma festa romana, para as comemorações grega,
    bacanal ( no latin bacchanale ) é o nome que se dava a roma antiga aos rituais religiosos em homenagem ao baco ou ( dionisío ) o deus do vinho.

    os bacanais foram introduzidam em roma, vinda do sul da penísula ítalica da etrúria.
    no inícioi eram pratidos por mulheres, depois os homens foram admitidos nos rituais e ivadiam as ruas de roma , dançando e soltando os gritos, estridentes e atrindo adpetos do sexo opsto em número crescente.

    devido a má repitação dos bacanais, levou a decreto por parte do senado em 186 a.c
    atrvés de um senatus consulto, proibindo os bacanais em toda a ítalia.
    com isso os bacanais ainda demoraram um longo tempo ainda, mas depois tornaram ocorrer no império romano.

    aonde ocorria tudo isso? no império romano, certo.
    e o deus baco era um deus romano certo.
    as festa eram focadas em, beber vinho, praticar orgias, sexo e dança.

    e oque se diz em a festa , bacanal, chegar ao brasil ainda noséculo XIX, em pernabumco.
    a história diz que a igreja conseguiu a proibição dos festejos, argumentando ser um pais
    católico, mais hoje em ela está aí. novamente.

    a história registra uma série de festas e selebrações de características carnavalesticas entre os mais variados povos.tudo era pretesto para comemorações as saturninas e bacanais dos romanos.

    havia dois tipos de bacanais: o primeiro celebrada em homenagem a baco.
    a segunda as festas ou irgias do culto dionisíaco. famosas em roma.

    e por aí vai , enfim rafael tudo isso que a história diz é achismo? hem ?

    mais toda essa história só serve pra nós aprendermos, acharmos a verdade,
    doque é prática certa ou errada, oque for cento pegamos para nós, eo que for
    errado deixamos de lado. é como se diz, temos que saber separar e compreender as coisas.

    oque você me diz , a igreja católia apoia uo não o carnaval que é o mesmo que bacanal, festa ao deus baco?

    isso é fora outros assuntos que ainda não comentei,
    rafael não estou dizendo que eu sou todo certinho.

    mais digo , oque você diz , está errado, volto a dizer prega as escrituras sagradas, que jesus ensinou, será que é tão dificil isso pra você?

    mais não é esse evangelho superficial, e sim o evangelho verdadeiro, com renuncia de atos e praticas que jesus refuta.

    não desvie o assunto, me acusando que eu sou isso uo aquilo.

    vamos caminhar na palavras de jesus um pouco, segundo os evangelhos relata
    e vamos refletir, nas palavras de jesus.

    que jesus tenha misericordia de nossas vidas rafael.

    • Rafasoftwares disse:

      Que Ideia doutrinária?

      Meu caro tudo que você fala Já tem respondido aqui em meu blog, o que você fala não é nenhuma novidade para mim, leia as matérias ai, como falei eu naõ fico repetindo tudo por que aqui não andamos em circulos.

      Sei muito bem o que é Bacanal, você não pediu pra eu te responder dandodetalhes, só perguntou se eu sabia e eu disse que sim… vou lhe mostrar novamente…
      Leia esta matéria que eu fiz onde eu falo o que é o carnaval para a Igreja católica nele também fala de BACO:

      https://sadoutrina.wordpress.com/2010/06/08/carnaval-x-cristianismo/

      Só volterei a te responder depois que você ler esta matéria caso contrário eu não vou ficar aqui repetindo o que já tem nas matérias do blog!

      Você diz que o Brasil tem carnaval por que é um pais católico e o que é que isso tem haver?
      Os Estados Unidos é um pais protestante e é o pais que mais mata no mundo por dinheiro, seria isso da herança protestante?

      O vaticano faz festas de carnaval ou os padres levam as marchinhas pra dentro da Igreja? Como já falei nos posts ai acima para o amigo Fabio Barros esta não é uma pratica da Igreja , o que a Igreja faz nos dias de carnaval é levar os fieis a retiro justamente para que as pessoas fujam da festa profana, e se preparar para a quaresma 40 dias de deserto e meditação assim como Jesus fez!

      Tempos muitas mais exortações pastorais da Igreja quando a proibição da festa secular, temos escritos de Santa Faustina Kowalska, São Francisco de Sales, São Vicente Ferrer, Santa Catarina de Sena, São Carlos Borromeu e um trabalho dos maiores sobre o Carnaval é do Bispo e doutor da Igreja Afonso Maria de Ligório, ele diz:

      “Uma das baixezas mais infames que Jesus Cristo sofreu em sua Paixão, foi que os soldados lhe vendaram os olhos e, como se ele nada visse, o cobriram de escarros, e lhe deram bofetadas, dizendo: Profetiza agora, Cristo, quem te bateu? Ah, meu Senhor! Quantas vezes esses mesmos ignominiosos tormentos não Vos são de novo infligidos nestes dias de extravagância diabólica? Pessoas que se cobrem o rosto com uma máscara, como se Deus assim não pudesse reconhecê-las, não têm vergonha de vomitar em qualquer parte palavras obscenas, cantigas licenciosas, até blasfêmias execráveis contra o Santo Nome de Deus. Sim, pois se, segundo a palavra do Apóstolo, cada pecado é uma renovação da crucifixão do Filho de Deus. Nestes dias Jesus será crucificado centenas e milhares de vezes” (Meditações).

      Ou seja se a Igreja apoiasse o carnaval todos estes bispos e freiras lutariam contra o carnaval?

      Mas como você quer por que quer que a Igreja faça parte do carnaval profano ela vai ter que fazer por que você quer!

      Meu caro eu estudo teologia em instituições católicas, convivo com padres e freiras e nunca fui insentivado ou me disseram que eu poderia ir para carnaval praticar orgias e embriagues, muito pelo contrário. Quando estiver mais perto do Carnaval irei colocar uma matéria que Um padre fez sobre o carnaval e você verá!

      Jesus é claro quanto a Isso, e a Igreja também! Por isso que continuo com minha opinião!

      Deixe eu só lhe mostrar uma coisa, você já estudou a história do nazismo? Pois é, se estudou na maioria dos livros encontará que Hitler tomou posse da alemnha e que por seu preconceito mandou matar judeus para purificar a raça ariana, esta é a história oficial, mas e a história real?

      Estas coisasque nos contam em colegios e até mesmoem faculdade contém apenas vislçumbrações da história real, Hitler era finaciado pelo partido sionista que era um partido judeu, ou seja os próprios judeus financiavam a matança conta o povo deles, mas iso você não encontrará em livros de história populares por que não convém… Ou seja ao estudar a fundo o que é real veremos as caricaturas que fazem da história!

      Por isso continuo para chegarmos a verdade temos que duvidar, não duvidar da verdade, mas dos caminhos que supostamente levam a ela.

      Que a paz do Senhor esteja com você e com os seus.

  15. Frankmar Corrêa disse:

    os Protestantes cometem erros e ensinam mandamentos de homens:
    1-Muitos ensinam que o batismo em água não é para o perdão de pecados.

    2-muitos não celebram a Ceia do senhor todos os domigos.

    3-muitos usam suco de uva na Ceia do senhor.

    4- muitos proibem seus membros de ouvirem musica secular.

    5-muitos quase obrigam seus membros a usar só roupa social.

    tudo isso é errado e não bíblico!

  16. Bom eu já li meu amado e agora vou refuta-lo tomando como base um de seus comentários lá:

    (SUAS PALAVRAS)….

    Jer 15, 1. Disse-me, então, o Senhor: Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu coração não se voltaria para esse povo. Expulsai-o para longe de minha presença! Que se afaste de mim!

    Samuel já tinha até aparecido para Saul depois de mortos para fazer uma revelação
    (I Samuel 28, 1-19).

    Não era nenhum demônio como alguns costumam dizer, era Samuel mesmo, o próprio texto sacro afirma ser Samuel! Quem somos nós para duvidar? E ainda mais, um demônio é onisciente para saber o futuro? Acaso os demônios já podem profetizar? A confirmação do que Samuel revelou no capitulo 28 se dá no 29.
    (I Samuel 29, 1-11).

    (AGORA MINHAS PALAVRAS)

    Isso parece muito contraditório, pois se você concordou que o texto de Eclesiastes se refere as pessoas que morriam antes de Cristo, então o que muda com Samuel?
    Pois ele também deveria estar no esquecimento e não sabia de nada…

    Agora se samuel foi um caso assim raro que foi ao céu antes dos outros e no caso dele foi um dos que não ficou no esquecimento, então neste caso ele foi ao céu certo?

    Agora vamos ver de onde vem aquele espírito que fala com Saul se ele veio mesmo do céu…

    vamos ler o texto ( I Samuel 28:11).

    A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

    Preste atenção na pergunta da mulher?
    A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? Agora veja bem se Samuel morreu e estava no céu porque então ela diz: a quem farei subir… Neste caso deveria dizer a quem farei descer..

    Vamos perguntar para as escrituras se realmente Deus falou por meio de Samuel…

    E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. ( I Samuel 28:6).

    não lhe respondeu nem por sonho nem por Urim, nem por profetas… Que era Samuel? Profeta certo? Deus não lhe falou por meio de ninguém nem mesmo por meio de Urim…

    Se Deus não falou, quem falou?

    Vamos perguntar para Jesus Cristo Se tem alguém lá no céu…

    “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (João 3 : 13).

    De acordo com Jesus Ninguém havia subido ainda ao céu, então como é que você afirma que Elias, Enoque, Samuel já estava no céu?

    Você afirmou em sua postagem que Elias havia subido na carruagem ao céu.. mas Cristo disse que ninguém havia subido ao céu… Como se explica isso?

    Em quem devo acreditar em você ou em Jesus Cristo?

    “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (João 3 : 13).

    Eu acredito em Jesus Cristo, desculpa, mas eu não acredito em você acho que você esta querendo enganar as pessoas aqui.

    Amigo ainda não há ninguém no céu e porque?

    Porque o céu para onde nós iremos e que foi prometido por Cristo não é esse que agora existe: Vamos ler:

    “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” (II Pedro 3 : 13).

    E porque?

    “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.”
    (II Pedro 3 : 7).

    Os céus que agora existem se guardam para o fogo…

    O que acontece depois disso?

    “E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;” (Apocalipse 19 : 1).

    É nessa hora que estaremos nos céus todos nós: Vamos ler;

    (Apocalipse 19:7-9).

    Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

    E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

    E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

    O povo de Deus ainda serão chamados as bodas do cordeiro, e quando será isso?

    …porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
    A sua esposa já se aprontou…

    A Igreja ainda não foi arrebatada para os céus, por isso ela ainda não esta lá, nem Paulo, nem João nem Maria… E porque?

    Porque é necessário que eles ressuscitem dos mortos antes, primeiro virá a ressurreição:
    vamos ler:

    “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Coríntios 15 : 52).

    Agora quando isso aqui acontecer, será que todos os mortos serão ressuscitados?

    “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.” (Apocalipse 20 : 5).

    Somente a Igreja será ressuscitada, é nessa hora que haverá as bodas do cordeiro, é quando a noiva estará pronta… E todos os apóstolos profetas incluindo Maria serão aqui ressuscitados, mas por enquanto somente Cristo ressuscitou…

    Os outros só ressuscitaram na sua vinda… E porque?

    Porque não somos nós que iremos, mas ele é quem vem nos buscar… Estamos aguardando a sua vinda, para nos levar: Vamos ler:

    “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14 : 18)

    Como é que Jesus diria isso, voltarei para vós, se nesse caso eles já estariam lá? Se eles já estão lá com Jesus então não há necessidade de que ele venha, pois nós já fomos…

    Observe que ele esta falando aqui com os apóstolos, e foi pra eles que ele disse; voltarei para vós… Portanto devemos esperar a sua vinda.

    “Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” (I Coríntios 15 : 23).

    Primeiro Cristo e isto já aconteceu, depois os que são de Cristo, quando? Na sua vinda.

    Estamos aguardando o arrebatamento da Igreja, para que assim possamos estar com Cristo, mas até lá, não existe ninguém no céu, e nem no inferno… Eles estão em outro lugar, que depois eu postarei sobre isso:

    Onde estão os mortos hoje de acordo com a Bíblia? Essa será a minha próxima postagem: Até lá.

    • Rafasoftwares disse:

      Caro Marcos Cavalcanti,

      O que posso dizer de Seu comentário? Não quero lhe afender mas tenho que te dizer que demonstra pouco conhecimento teológico acerca da “theosis” união com Deus e al´me do mais das escrituras, Eu não falei que Samuel tinha ido para o céu, mas dei exemplo que Samuel depois de morto por vontade de Deus tinha profetizado a Saul!

      Leia uma matéria que fiz especialmente pra o Caso de Samuel e veja o que eu falo e toda a Exegese que eu fiz desta passagem e se puder refutar refute, por que aqui naõ vi nenhum refutação de nada:

      Leia: https://sadoutrina.wordpress.com/2010/12/20/saul-e-a-mulher-que-evocava-os-mortos-i-samuel-28/

      E João 3, 13? kkkkkkk
      Mais uma prova que o fundamentalismo bíblico leva as pessoa ao erro!

      Leia a exegese que eu fiz desta passagem se quizer eu te mostro também sites evangélicos dizendo esta mesma coisa que eu falo aqui.

      Leia: https://sadoutrina.wordpress.com/2010/06/07/joao-3-13-sera-que-ninguem-subiu-ao-ceu-mesmo/

      Ou seja… como já disse tudo que você estão postando aqui já tem respondido no próprio blog, eu não vou ficar repetindo palavras se quizerem ler as matérias leiam, caso contrário….

  17. fabiobarros disse:

    vou ser sincero, esse tópico só serve para alimentar ódio religioso entre as pessoas. Eu, particularmente, sou contra esse posicionamento. É uma visão restrita acerca da cultura evangélica, vocês dizem que eles estão cegos, digamos, pouco inteligentes. Mas a igreja católica também pode favorecer essa margem de interpretação, uma vez que ela utiliza músicas do meio evangélico em suas missas. Eu presenciei música evangélica dentro da igreja católica, eu até perguntei para a minha namorada(que é evangélica) se aquela música era evangélica. Ela confirmou que sim!

    “os Protestantes cometem erros e ensinam mandamentos de homens:
    1-Muitos ensinam que o batismo em água não é para o perdão de pecados.

    2-muitos não celebram a Ceia do senhor todos os domigos.

    3-muitos usam suco de uva na Ceia do senhor.

    4- muitos proibem seus membros de ouvirem musica secular.

    5-muitos quase obrigam seus membros a usar só roupa social.

    tudo isso é errado e não bíblico!”
    olha só o posicionamento desse indivíduo!
    1-batismo simboliza o novo nascimento. Nós quando estamos dentro da barriga das nossas mães, estamos envolvidos por água. A agua simboliza nascimento, os evangélicos adotam a posição de novo nascimento através do Batismo. Se é para perdão dos pecados, então porque Jesus Cristo foi batizado?
    podemos utilizar um versículo bíblico como “contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”joão 1:12 . O filho tem direito a herança do pai, logo, tem direito de Deus de fazer parte do reino dos céus. ok. esse versículo não fala que nos tornamos filhos de Deus mediante o batismo, mas sim através da fé. o batismo é testemunho de que você é uma nova criatura.
    2- onde está(na bíblia) que é necessário celebrar a ceia todos os domingos?
    3-suco de uva, qual o problema? sabia que a palavra que designa vinha pode ser a mesma para o suco de uva? há interpretações de que o vinho utilizado na bíblia podia ser o que passou por todos os processos de fermentação até chegar ao que conhecemos hoje, e o que não passou por todos os processos, sendo referenciados como “suco”.
    assim, há duas palavras hebraicas traduzidas por vinho no AT que aparecem com maior frequência.
    (1)yayi, para designar vinho fermentado e não fermentado.
    (2)tirosh, vinho novo, nunca se refere a vinho fermentado
    outras que aparecem com menor frequência são shekar, que significa bebida forte, bebida fermentada, que pode se relacionar com shakar que pode significar beber à vontade.
    no NT
    no grego a palavra Oinos significa vinho, que pode se referir ao fermentado e ao não fermentado.
    logo, qual é o certo para ser usar na ceia? se não podemos retomar o significado exato das palavras de uma língua morta.
    4- sério? nunca vi tal proibição. claro que vão indicar a não escutar funk, gaiola das popozudas, calcinha preta. Quem possui o poder de proibir algo? ideia equivocada.
    5-Sério? nunca vi tal obrigação. Acho que não tem nada a vê. Quem não tiver roupa social, que é mais cara, vai usar o quê?

    E para finalizar, eu conheço vários protestantes e católicos, a minha namorada já a bíblia toda, gênese até o apocalipse, três vezes. Ela está lendo a Bíblia de estudo de genebra atualmente, lê vários livros por ano. Fora que conheço outros que já leram mais de uma vez, muitas vezes.
    E meus amigos católicos? Não conheço um que tenha lido a Bíblia toda, ao menos uma vez na vida. Uma vez perguntei a minha amiga se ela lia a bíblia, ela me respondeu que estava escrita no folheto que entrega dentro da igreja.
    Eu vivenciei as práticas católicas, os sacramentos entre outras coisas. Minha visão é quem conheceu a igreja por dentro e não por fora. E nem por isso falo mal de segmentos religiosos. Agora esse tópico tem o intuito de alimentar ódio religioso, algo que eu sou estritamente contra.

    um grande abraço

    • Rafasoftwares disse:

      Fabio Barros,

      O fato do tópico não estamos falando de espiritualidade e sim da compreensão do òbvio, como cita no texto a questão é a não aceitação do obvio por partes de alguns evangélicos. a Questãos não é ofender apesar de o titulo ser um pouco ofencivo, existem váias músicas evengelicas que eu gosto e ouço, sem nenhum probelma, e Igreja não proibe isso o uso de músicas evangélicas na missa não, agora desde que estejam de acordo com a reta fé.

      1º O batismo

      Jesus não precisaria ser batizado em nenhum dos casos, ele precisaria nascer de novo? Não seria ele Deus?

      Lucas 3, 3. Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.

      Isto era o que João pregava, mas não era o batismo completo, depois Jesus e os apóstolos vieram plenificar este batismo. Proclamando em nome do Pai do Filho e do E.S.

      Em nenhum lugar das sagradas escrituras falam que o batismo é testemunho de fé, ou profissão de fé, muito pelo contrário. Isto não existe.

      Veja que Paulo fala que os filhos dos Santos já nascem Santos então podem ser batizados:

      I Coríntios 7, 14. Porque o marido que não tem a fé é santificado por sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé. Do contrário, os vossos filhos seriam impuros quando, na realidade, são santos.

      Agora, uma vez que Deus não alterou seu pacto (Salmo. 89:34), nós não nos surpreendemos que não haja um texto no Novo Testamento indicando que os filhos dos crentes que eram participantes do pacto, agora já não são mais. Ao contrário, Colossenses 2, 11 e 12 traçam um paralelo especifico, entre batismo e circuncisão; aqueles que eram então circuncidados, que sejam agora batizados. E os judeus são circuncidados aos 8 dias de nascidos (Gn 17, 10-12)”

      2º Sim os apóstolos realizavam a ceia todos os domingos.

      O domingo é o dia em que o Senhor se manifesta (Jo 20,16.26) e transmite o seu perdão (Jo 20,19-23). É o dia da reunião da comunidade cristã (At 20,7; 1Cor 16,2). Por isso, o sétimo dia no qual o cristão repousa e se dedica à oração é o domingo (At 20,7; Ap 1,10).

      3º O uso do Vinho

      Não vejo problema em se usar o suco de uva, porém os apóstolos e Cristo usaram vinho com álcool e os mesmos protestantes condenam ou seja automaticamente estão dizendo que Cristo errou.

      I Timóteo 5, 23. Não continues a beber só água, mas toma também um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes indisposições.

      João 2,9-10. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o pior. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.

      Veja Jesus claramente falando que o vinho era com álcool.

      Em nenhum lugar das sagradas escrituras há a proibição da ingestão de álcool, apenas o que se restringe é e embriaguez. E tanto na Santa Ceia quanto nestas passagens as palavras usadas são as mesmas.

      Outra:

      Lucas 7, 33. Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possuído do demônio. 34. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos.

      Todas as palavras do novo testamento se referem a vinho como “οἶνον”. Que é o vinho real alcoólico.

      E a diferença é clara entre apenas o suco e do vinho fermentado.

      No antigo testamento no Livro de Números Capitulo 6, você irá ver a diferença clara entre vinho e suco de uva.

      4ª Sim todas as Igrejas que eu tenho notícia, a não ser a presbiteriana proíbem a música secular.

      5ª Sim, mas não podemos generalizar pois em sua maioria são as pentecostais e neo-pentecostais, não como uma lei, mas alguns se não usarem são mal vistos, e já vi testemunhos de próprio evangélicos que os pastor não os deixou pregar por que não estava de terno e gravata.

      No mais em relação a estudo, conhecimento de bíblia não salva ninguém, refuto várias textos de pastores aqui em meu blog é só dá uma olhada ai nas matérias.
      Estudo Teologia em instituições católicas de graça, filosofia, grego, hebraico ( pouca coisa ) ,história e tudo no âmbito das sagradas escrituras e leio a bíblia constantemente e sou aconselhado pela Igreja a isso, e muitos outros membros de minha paróquia fazem os mesmo curso que eu aqui na Universidade Católica de Salvador, mas os que não querem agente não pode fazer anda né, ai vai do interesse de cada um, somos responsáveis por nossos atos.

      Minha namorada é naceu e cresceu em uma Igreja Batista e no entanto se for perguntar a ela qualquer coisa sobre bíbla em relação a teologia ela naõ sabe, e nem ler a bíblia com frequencia eu que fico mandando ela ler. Como ver isto é interesse de cada um.

  18. fabiobarros disse:

    rafa,

    Não estou falando que não pode ouvir música evangélica por de outra religião, apenas refutei a ideia do amigo que se posicionou de maneira intolerante, apenas isso. Eu não sou muito fã de música evangélica, às vezes tenho a impressão de que estão forçando a barra. Não, não sou fã das músicas que toca na rádio e as mais populares. Há uma banda muito boa, céu na boca, achei muito interessante. É tipo mpb.

    1- Jesus não precisaria ser batizado, não havia necessidade, pois era(é) Deus.
    Por isso que discordo que o batismo serve para “limpar” pecado. Minha posição é de que o batismo é um passo de obediência importante para um Cristão, não sendo necessário para a salvação “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”romanos 6-3:4. tipo, acho que o batismo representa a nossa identificação com Cristo na sua morte, enterro e ressurreição. assim, como citei anteriormente, somos salvos mediante a fé em Cristo como único mediador entre os homens e Deus, recebendo Ele através da fé. Se fomos assumir outra coisa além da morte de Cristo como meio de salvação, creio que estamos dizendo que a morte de Cristo não foi o suficiente, a salvação dá-se através de mérito próprio. Tal afirmação entra em contradição com a Bíblia(ao meu ver), uma vez que ela afirma que “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” efésios 2-8:9. “mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” romanos 5:8, isso coloca Cristo como exclusivo para a salvação. Colocando o batismo como passo de obediência, não como salvação.

    Sim, sei que há versículos que dá margem a interpretação de salvação através de batismo, mas, se eu for interpretar por esse prisma acho que a bíblia entraria em contradição, pois vejo claramente o que escrevi anteriormente.
    se batismo é para salvação porque paulo teria dito que “Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro. Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” 1 coríntios 1:14-18. Ao meu entender, Jesus morreu para a salvação dos homens. Paulo coloca claramente que não foi enviado para batizar. Claro que o contexto é em relação as divisões que estavam acontecendo na igreja.
    “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
    E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.”1 coríntios 15-1:18. Essa é a posição de Paulo em face ao evangelho. Assim, por que ele não menciona batismo? Se batismo é uma condição necessária para salvação, como é que qualquer apresentação do evangelho poderia deixar de mencionar batismo?
    continuo com a ideia de que o batismo é um ato de obediência “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
    De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição”. O batismo significa a nossa morte para uma nova vida. Isso é o que eu entendo.

    2-concordo com você quando diz que o domingo foi o dia da ressurreição
    “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).
    Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
    Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
    Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco”; “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” ;”Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta”

    eu não consegui abstrai as suas informações, acho que sou muito burro.
    2º Sim os apóstolos realizavam a ceia todos os domingos- em nenhum momento fala isso, apenas faz referência ao dia de aparecimento de Cristo em tal dia, mas afirmar acontecia com frequência, não consegui interpretar tal visão. Me diga uma coisa, o calendário utilizado pelos judeus naquela época é o mesmo de hoje? os dias são realmente os mesmos utilizados na época de Cristo?

    O domingo é o dia em que o Senhor se manifesta (Jo 20,16.26)- Só no domingo? Ele não pode se manifestar em outro dia da semana?
    e transmite o seu perdão (Jo 20,19-23)- Ao não guardar o sétimo dia, o dia do Senhor, Jesus estaria se rebelando contra a lei de Deus, uma vez que Ele trabalhava nesse dia, curando pessoas, na qual diz uma parábola.

    É o dia da reunião da comunidade cristã (At 20,7; 1Cor 16,2)- Então não podemos nos reunir durante outros dia semana? Isso não está no texto. A comunhão é necessária constantemente

    Por isso, o sétimo dia no qual o cristão repousa e se dedica à oração é o domingo (At 20,7; Ap 1,10).- Mas o sétimo dia, dia que Deus descansa após sua criação, não é o sábado? Se não me engano está lá em gênese.

    Me desculpe, mas os versículos que você propôs não dá margem a essa interpretação.

    3- também concordo com você, tanto faz se for suco ou vinho. Mas há um porém ao se utilizar bebida alcoólica, se a pessoa que tiver problemas de alcoolismo, e ao tomar vinho é despertado o vício, como é que fica? acho que é algo a se pensar. Mas a minha posição é de que tanto faz o que se deva utilizar.

    4- As que eu tenho conhecimento não proíbem, pelo menos os fiéis não dizem nada a respeito. Eu acho besteira proibir, música é bom demais, quando escuto cartola, toquinho, paulo césar, vinícius de moraes, chico buarque….não vejo o menor problema. Música é um tipo de manifestação de arte, deste modo teriam que proibir as pessoas de assistirem filmes não evangélicos, proibir de ler livros, de apreciar quadros artísticos, entre outras coisas. Acho incoerência proibir um e não outro. A pessoa ia se tornar um verdadeiro alien na terra.

    5- acho isso um absurdo, a atitude do pastor, nem precisa comentar. Mas as pessoas que conheço utilizam roupas não sociais, aliás, alguns eu só vi de social em casamentos. Engraçado, conheço uma pessoa que prega em uma igreja evangélica que já pintou o cabelo de vermelho(ele tem mais de 40 anos), já deixou o cabelo crescer por mais de dois anos, hoje anda careca, fora que anda barbudo, entre outras coisas. Derrepente os evangélicos que conheço não fazem parte da maioria, é apenas um grupo excluído de todo esse meio.

    Concordo com você em relação que o conhecimento da Bíblia não salva ninguém. Também concordo que vai da consciência da pessoa em querer estudar, não podemos forçar as pessoas a fazerem uma coisa. Mas o conhecimento Bíblico ajuda a levar uma vida em santidade, lá está as diretrizes de como devemos levar nossas vidas. Uma vez que é a palavra de Deus: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”2 timóteo 3-16. Acho extremamente importante um cristão ler a Bíblia todos os dias, não importa se é católico ou evangélico, pois quem poderá afirmar que tal doutrina está errada ou certa é a concordância com o texto bíblico. Se um pastor fala algo contra a bíblia ou um padre temos que ter consciência, já que esses homens são pessoas sujeitas a erros.

    Em relação as pessoas que leem a bíblia com frequência, todos os dias, acredito que estas estão mais próximas de Deus(com o intuito de buscar a Ele verdadeiramente), já que está se dispondo de tempo para meditar na palavra Dele, por isso que acho extremamente importante a leitura bíblica, oração, comunhão…entre outras coisas para a vida cristã, para ajudar a andar em santidade.

    Acho que ficou muito longo o meu post, por isso não irei mais discorrer sobre tal.

    um grande abraço

  19. fabiobarros disse:

    palavra “οἶνον” isso transcrito é “oinon”, a palavra grega para vinho fermentado e não fermentado é “oinos”, que ficaria mais ou menos assim “oivo(com o sigma no final)s. Mas as referências no NT para vinho fermentado e não fermentado é essa, a su interpretação vai depender do contexto que está inserido, e em outros momentos não tem como definir que tipo de vinho está se referindo. Acho que você está equivocado ou usa outro alfabeto grego.

    também já estudei grego.
    estava procurando um local para fazer teologia, mas aqui em brasília é pago e na igreja católica aqui perto não oferece esse curso.

    • Rafasoftwares disse:

      Fabio Barros,

      Bem você só confirmou o que eu disse, a palavra “οἶνον” é vinho fermentado como eu disse a você. Eu não gosto muito de transliterar as palavras prefiro usar oa caracteres grego até pra fixar melhor meu aprendizado.

      “οἶνος” com o sigma como você falou pode também significar Vinho fermentado, alguns lexicons vem falando que “οἶνος” geralmente se refere a vinho fermentado, além do que no grego Koiné, não é usado este, e sim “οἶνον” e se formos tirar pelo contexto das passagens em sua maioria fala do vinho alcoolico. Podendo ocorrer sim que seja um vinho sem alcool, mas poucas vezes.

      • fabio disse:

        aham, concordo com você. Só não entendo tantas interpretações em cima desse tema. Por mim tanto faz se utilizar vinho ou suco, isso é irrelevante(esse é meu posicionamento)

        um grande abraço

    • caro. fabio

      deixa eu dar minha opinião segundo á luz da biblia.

      certo. jesus não precisava ser batizado por joão batista.
      mais lhe pergunto uma coisa? pra qual o próposito do
      nascimento de joão batista?

      vamos ler isaías 40: 3
      voz do que clama no desrto: preparai o caminho do senhor; endereitai no ermo vereda a nosso Deus.

      vamos ler agora mateus 3: 3
      porque este é o anunciado pelo profeta isaías,que disse: voz do clama no deserto: preparai o caminho do senhor,endireitai as suas veredas.
      leia também marcos 1: 3
      leia também lucas 3: 4
      leia também joão 1: 23

      vamos ler agora em malaquias 3: 1
      eis que envio o meu anjo,que preparará o caminho diante de mim;e, de repente, virá ao seu templo o senhor,a quem vós desejais;eis que vem,diz o senhor dos Exércitos.
      agora vamos ler em lucas 1: 76-79
      e tu, ó menino serás chamado profeta do altíssimo,porque as de ir ante a face do senhor,a preparar os seus caminhos,

      vs 78
      pelas entranhas da missericórdia do nosso Deus,com que o oriente do alto nos visitou,

      vs79
      para aluminar os que estão assentados em trvas e sombra de morte,a fim de dirigir os nossos pelo caminho da paz.

      pois bem fabio as escrituras sagradas contidas na biblía, nos revela o propósito do nascimento de joão batista. conforme o profeta isaías profetizou para a nação de Israel segundo a ordem de Deus, que Deus enviaria um que preparece o caminho do senhor.
      malaquias também profetizou a respeito de joão batista, e Deus falou através de malaquias; eis que eu envio meu anjo,que preparará o meu caminho diante de mim.

      agora preparar que caminho é esse de Deus diz aqui?
      agora para iluminar quais que estavão assentados em trevas e sombra de morte?

      lhe respondo:
      o homem criado por Deus tinha desobedecido a ordem de Deus, e comido do fruto
      da árvore que estava no meio do jardim, ler Gênesis 3: 1-3

      pois bem o homem foi foi posto fora do jardim do Éden, devido sua trnsgressão ler Gênesis 3:23

      e assim foi, quando Deus chamara Abraão, Deus fizera uma promessa a Abraão, que apartir dele Deus faria uma grande nação, e que em Abraão seriam benditas todas as nações. ler Gênesis 12:1-3

      aqui Deus já promete eleger uma nação, Deus escolhe para si um povo , e diz que vai abençoar esta povo, e fazer deste povo uma grande e poderosa nção
      e Deus diz que apartir de agora será seu povo e Deus se Deus. ler em Êxodo 3:6-8 ler também Êxodo 20: 1-3

      aqui aquele povo que Deus prometera a Abraão já é uma nação chamada de Israel ou os israelitas ou hebreus. e Deus mais á fernte promete um rei a Israel
      um rei que iria devolver honra,poder,nome,reino,o exército de israel em fim, esse rei iria levantar Israel como uma nação poderosa. pois ISRAEL era escravizada no egito, e ainda não era poderosa, ai começou a passar os anos, ISRAEL conquistou a terra prometida que DEUS prometeu para Abraão ,que a nação conquistaria. e tornou-se poderosa e famosa. mais com um tempo ISRAEL começou declinar , perder as guerras foi algumas vezes derrotadas, e foi a ruína,

      eo povo aguardava e creditava que DEUS ainda enviaria o rei que DEUS prometera. e a nação ou povo aquardava, então os profetas comesaram a profetizarem que o rei estava chegando para reinar em ISRAEL, e varios profetas de DEUS profetizaram. antes que jesus nascesse , pois jesus é o rei de ISRAEL, DEUS falou que os profetas falasem de um homem que prepararia o caminho para jeseus, esse homem foi joão batista,

      o povo de ISRAEL estava sem rei, sem poder estava derrotada, e o povo estava dispersos , desfalecidos, oprimidos, só tinham tinham a lei de moises como para observar e seguiam com seus cultos a DEUS, ofereciam sacrificios a DEUS, e observavam a lei de moisés dada por DEUS.

      e estavam dispersos, então joão batista nascera , e começou a pregar e profetizar.
      ele profetizava que o rei senhor já estava chagando, e pregava que o povo tinham
      que se arrenpender de seus pecados, ou seja parar de pecarem, parar com suas tranguesões, porque jesus cristo estava chegando.

      joão fala eu vos batizo para que voçês se arrempenda de vossos pecados, e depois de batismo sejam uma nova criatura ou uma nova pessoa, que não pratiquem mais esses pecados, estou vos ensinando a vos preparar para receber
      a salvador,
      porque ele virá, e voçês precisam recebelo, sendo novas pessoas, pessoas dispostas a deixarem o pecado e segui-lo.

      era isso que joão queria transmitir ao povo naquela época fabio.

      vamos ler em lucas 3:6-9
      oque joão quer transmitir oa povo aqui é, porque vocês preferem continuar pecando e pecando, errando e errando, fazendo suas vontades somente, fingindo
      que não sabeis que Deus vai cobrar de de vocês o vossos erros, e pecam e depois
      fala que tem Abraão por pai, e por isso acham que podem vievr assim.
      mais não é assim, tá certo que Abraão é nosso pai na fé, tá certo que observamos a lei de moisés, tá certo que oferecemos sacrificios pelos nosso pecados,
      mais, está acabando esse tempo, apartir de agora as coisas vai mudar, o salvador rei de DEUS prometera, já está aí, e agora temos que produzir bons frutos e frutos de arrempedimento também, o salvador virá para endeireitar aquilo que está desarrumado, vem ensinar-vos como deveis proceder daqui em diante, ele vem ensinar como deveis viver daqui em diante,e ele não quer que vocês continuem assim como estão, pois agora o machado já está posto a raíz das árvores;e toda árvore,pois,que não dá bom fruto é cordata e lançada no fogo,

      ou seja joão diz, todos vocês, que não se arrempeder, que não provar que realmente parou com isso, e que não apresentar frutos ou mudanças em vossas vidas. ele virá e cortará e lançará ao fogo todo aquele que não der bom fruto.

      é isso fabio que joão quer transmitir com essa passagem em lucas 3: 6-9

      então joão batista batizava no rio jordão, para que o povo se arrempedece e dali em diante seguisem e obedecese a jesus.
      o batismo é um ato simbólico de arrempedimento, poi o próprio joão batista disera issso.
      e é também um ato simbólico que a pessoa após o batismo, ela será uma nova pessoa e não voltará a praticar coisas que antes praticava.

      o batismo não perdoa pecados de niguém, mias é importante que todo aquele quer ser uma nova pessoa, que quera servir a jesus e obedece-lo e largar todo o pecado para trá, vá e se batize como simbolo e que sirva de prova e exemplos a outros que verdadeiramente essa pessoa quer mudar sua vida e servir a jesus.

      fabio jesus não batizou porque tinha que ser perdoado de algum pecado, não.
      jesus se batizuo para nos deixar como exemplo a todos nós, como homem que jesus também foi aqui na terra, pois jesus foi 100% homem e 100% DEUS

      então jesus foi ser batizado por joão batista no rio jordão.
      fora esse batismo joão ainda fala de outro batismo, que jesus haveria de batizar aquele que o segui-se vamos ler lucas 3:16-17

      o batismo é isso fabio,
      eu sei que tem muita gente, muitos que se apresenta como ministros da escrituras sagradas, isso não é o poblema o poblema é que a maioria pegam as
      escrituras e a interpletam certa ou errada não sei, e depois saem por aí ensinando o contrário da palavra , as vezes ensinam um pouco certo e outro errado.
      por exemplo esse assunto do batismo talvez alguém ensinou errado a você e a outros e porque não dizer que até pessoas que se diz protestante fazem isso, eu sei disso, jesus em sua época já tinha esse poblema com os falsos mestres e dutores da lei.

      alguns assuntos muitos transmitem errado, aí ficamos nesse quem tá certo ou não.
      as escrituras sagradas foram escritas certo. e para compreende-la temos que compreender as quatro linguagem que ela transmite.

      1 literaria
      2figurativa
      3simbólica
      4———– desculpe-me no momento esqueci a última, mas tem , pesquise .

      é importante que você creia nas escrituras e nas sua mensagens que a mesma transmite, se as passagem das esrituras diz que o batismo é issso que significa, creia fabio, temos referencias da própria escrituras, temos palavras ditas por profetas, por joão batista, por jesus , vamos ver marcos 16:15-16

      diz assim:
      vs15 Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura.
      vs16 quem crer e for batizado será salvo;mas quem não crer será condenado.

      são palavras de jesus, veja mais sobre o batismo
      leia joão 4:1
      leia atos 8:12
      leia 9:18

      então fabio o significado do batismo é isso, suo evangélico, e busco entender oque as esrituras realmente diz, é isso que temos que fazer, examinai tudo e retende o bem 1tessanolisense 5:21

      sobre a santa ceia comentaremos em outra ocasião
      obrigado.

  20. fabiobarros disse:

    eu estava aqui tentando saber o que era CACP, achei o site. Parece que vocês o odeiam. Eu não tenho ideia formada sobre ele, vou ler um pouco mais de coisas lá. E mais desse aqui também. Acho que vai ser bem interessante, um possui a visão duma perspectiva evangélica o outro católico, vamos vê qual é mais coerente.

  21. Raul de freitas disse:

    Oi Sr Rafael tentar explicar a verdadeira igreja fundado por Jesus Cristo, para os protestante e perda de tempo. Todas as seitas evangelicas tem um dono. Evangelicos,ateus,diabo maços, todos são inimigos entre si, mas se unem para atacar a verdade que é Igreja de Jesus Cristo que e a Catolica. Vamos ler um um versiculo Biblico, Lucas23,12. Nesse dia Herodes e Pilatos estabeleceram boas relaçoes, pois até então tinham sido inimigos.Mas se uniram para atacar Jesus que era filho de Deus. Eles nunca vão concordar com a verdade da igreja catolica, se eles concordarem, vão perder fies(cliente)e ai eles vão perder muitos dinheiroVER Isaias 56,11 São cães com fome insaçiável, são pastores incapazes de compreender; cada qual vai por seu caminho para seu interesse, sem exceção

    • fabio disse:

      Raul
      Em relação a igreja católica ser a única põe em cheque algumas questão bíblicas. Por exemplo, qual o nome das igrejas para quem João escreveu as cartas relatadas no apocalipse? Lá faz referência a várias igrejas, em nenhuma momento faz referência a SANTISSíSSIMA igreja católica de roma, fora que Paula no seu processo de evangelização foi estabelecendo igrejas de acordo com o nome da cidade, em nenhum momento fazendo referência a católica, esse é um ponto a ser analisado. Digamos em um país que a igreja católica não pode se estabelecer, tipo um país comunista, isto quer dizer que eles não serão salvos, uma vez que a VERDADEIRA igreja de cristo não está lá?

      Às vezes é necessário recorrer recorrer a origem do termo a que se dirige igreja. Esse termo deriva da palavra “Ecclesia”, que significa “uma assembléia”, ou “os que foram chamados”. Esse significado primário não se refere a um templo, mas sim a um grupo de pessoas. A igreja pode ser em qualquer lugar, olha o que Paulo diz: “Saudai também a igreja que está em sua casa” romanos 16:5, em nenhum momento chama de católica.

      A igreja é o corpo de Cristo “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” efésios 1:22-23.

      Agora observemos duas características acerca da igreja de Cristo, ou melhor a igreja verdadeira:
      Primeiro: a igreja universal é a igreja que consiste de todos aqueles que têm um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. I Coríntios 12:13-14 diz: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” Vemos que qualquer pessoa que crer é parte do corpo de Cristo. A verdadeira igreja de Deus não é nenhum prédio de igreja em particular ou denominação. A igreja universal de Deus é composta por todos os que já receberam a salvação através da fé em Cristo Jesus. Segundo: A igreja local é descrita em Gálatas 1:1-2: “PAULO, apóstolo … E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.” Aqui vemos que na província de Galácia havia muitas igrejas: o que chamamos de igreja local. Uma igreja Batista, igreja Luterana, igreja Católica, etc, não é A igreja, como a igreja universal, mas ao invés disso, uma igreja local. A igreja universal é composta por aqueles que já confiaram em Cristo para salvação. Estes membros da igreja universal deveriam buscar comunhão e edificação em uma igreja local.
      Finalizando, a igreja não é um prédio, ou uma denominação. De acordo com a Bíblia, a igreja é o Corpo de Cristo: todos aqueles que já colocaram sua fé em Jesus Cristo para salvação (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:16 ;Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. I Coríntios 12:13). Há membros da igreja universal (O Corpo de Cristo) em igrejas locais.

  22. luiz camacho disse:

    RAFAEL ,

    HA SIYES COM BELOS TEXTOS PRA VOCE DAR UMA OLHADA E COLOCAR EM SEU SITE .

    VEJA ” DUAS VERDADES ” E ” A LAMENTAVEL REFORMA PROTESTANTE” E HA UM BLOG DO PADRE ANDERSON SOBRE ALGUMAS PRATICAS QUE NAO SAO MAIS USADAS POR PROTESTANTANTES .

  23. Frankmar Corrêa disse:

    Amo a Deus acima de tudo e amo Jesus.amo o meu proximo.não sou intoleranteNão me.posicionei de maneira intolerante quando isse que:”os Protestantes cometem erros e ensinam mandamentos de homens:
    1-Muitos ensinam que o batismo em água não é para o perdão de pecados.

    2-muitos não celebram a Ceia do senhor todos os domigos.

    3-muitos usam suco de uva na Ceia do senhor.

    4- muitos proibem seus membros de ouvirem musica secular.

    5-muitos quase obrigam seus membros a usar só roupa social.

    tudo isso é errado e não bíblico.”Só falei o que já obsevei em algumas Igrejas Protestantes.nem todas fazem isso.eu não invertei isso.o que falei é verdade.já conversei com muitos protestantes de diversas denominações.o que falei foi baseado em pesquisas e não em inversão.algumas Igrejas Igrejas protestantes realmente fazem essas proibições e praticas que falei,é claro não são todas.eu Não sou intolerante.amo muitos Protestantes,Ortodoxos e Catolicos como Irmãos.mais é claro que Não concordo com algumas praticas e alguns ensinos Protestantes ou Evangelicos.tenho direito de pensar e assim de discorda.isso é democracia e liberdade de pensamento e de expressão.Não fui preconceituoso e Não fui intolerante.Não desrespeite ninguem e não fui grosseiro com ninguem.tambem Não ivertei nada do que falei tudo é verdade.Tenho amigos Evangelicos e Catolicos,eu amo todos.desejos que todos sejam salvos por Jesus.

    • Arnaldo Borges disse:

      Frankmar Corrêa a paz e a graça!
      Que D’us te abençoe!
      As vezes as decepções qu encontramos em nossa frente nos fazem dessiter de muitas coisas, e passamos a ter uma compreenssão embaçado de nossa visão. Quero te dizer que a Igreja do nosso Cristo Yehoshua e linda, maravilhosa e invisível. É isso mesmo que eu quiz dizer. invisivel!
      Quando os apóstolos estavam reunidos em Jerusalém houve o primeiro ato da Igreja invisível, se rótulo ou placa ou carteirinha de membro, ou quem sabe um diploma ou certidão de batismo sendo na sua infancia ou adulto. Logo após a confirmação do selo do Senhor sobre eles naquela ocasião eles anunciarão o resgate dos homens a seu criador. Um bom período eles anunciaram o arrependimento genuino (creio que vc sabe do que estou falando, assim como qualquer outro teólogo que leitor). Os verdadeiros cristãos conpreende e sabem do que estão falando a este respeito, não atravéz de achismos ou interpretações isoladas de textos, agradecemos a D’us por Gutemberg ter impresso a Bíblia assim como Lutero ter protestado sobre as indugências que os lideres religiosos sabem do que se trata, e omitem a verdade até os dias de hoje infelizmetne. Dou graças a D’us que Paulo sendo um homem conceituado entre os lideres religiosos de Israel e perseguidor dos crentes, muitos até sendo mortos por amor ao evangelho, e com cidadania romana, teve que cair do cavalo para saber sua posição diante de seu D’us. De perseguidor passou a ser perseguido. E por fim sobre um pouco da Igreja do senhor Jesus, seu último martírio dos Apóstolos morreu em uma ilha chamado patmos aonde ficou ixilado pelos romanos. Aonde foram parar os interesses de roma, quais suas metas para a igreja, mais e mais se matavam cristãos convertidos a Cristo, a igreja do senhor foi entregue aos cuidados dos apóstolos tendo Pedro como lider e não como VICARIVS FILII DEI, sendo ele um judeu.
      A igreja de roma se estabelecia por cuidar de seus interesses juntando a religião e o estado, e não perdendo seus seguidores para o cristianismo para não cometer o erro que o tirano Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus fez a queda e a ruina de roma com seu fracasso. Já no ano 312, o imperador Flavius Valerius Constantinus se “converte” ao cristianismo por este motivo motivo ao longo de muitos anos se acredita na grande mentira de um império que já estava prenunciado no rolos de Daniel, um profeta Hebreu, “…AS PERNAS DE FERRO, EM PARTE DE BARRO.” vê e observe que o livro deve ser engolido pois se trata dos reinos que fracassaram e que um ainda tenta se manter, mais a Rocha que é Jesus como está escrito, ” A PEDRA ANGULAR QUE SEUS CONSTRUTORES A REJEITARAM, ELA FOI POSTA COMO PEDRA DE ESQUINA.” Assim Daniel diz : Cap 2.34 “QUANDO ESTAVAS OLHANDO, UMA PEDRA FOI CORTADA SEM AUXÍLIO DE MÃOS, FERIU A ESTÁTUA NOS PÉS DE FERRO E BARRO, E OS ESMIUÇOU. 36 ENTÃO FOI JUNTAMENTE ESMIUÇADO O FERRO, O BARRO, O BROZE, A PATRA E O OURO, OS QUAIS SE FIZERAM COMO A PLHA DAS EIRAS NO ESTIO, EO VENTO OS LEVOU, E DELES NÃO SE VIRAM MAIS VESTIGIOS. MAS A PEDRA, QUE FERIU A ESTÁTUA SE TORNOU EM GRANDE MONTANHA QUE ENCHEU TODA TERRA.” Meu caro Frankmar Corrêa não estou aqui como juíz nem como o dono da verdade, mas sei que vc sabe quem é a verdade, e a verdade não está nas placas das igrejas denominacionais com seus dogmas ou suas regras. Mas eu sei que Jesus vem outra vez e virá, depois do arrebatamento é claro, é julgara toda terra por isso está escrito que Apoc 22.10 ” DISSE-ME AINDA: NÃO SELES AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO, PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO! 11. CONTINUE O INJUSTO FAZENDO INJUSTIÇA, CONTINUE O IMUNDO AINDA SENDO IMUNDO; O JUSTO NA PRÁTICA DA JUSTIÇA, E O SANTO CONTINUE A SANTIFICAR-SE.” Por fim quero te dizer independente de onde você esteja não deixe de examinar as Escrituras, e estuda lás creio que D’us lhe dirá tudo atravez de sua palavra. Que o Senhor te abençoe e te quarde, que o Senho tenha misericórdia de ti, que o Senhor faça respalandecer o seu rosto sobre ti que o Senhor sobre ti levante o teu rosto e te de a Paz!
      De seu irmão em Cristo Arnaldo Borges

  24. manuel disse:

    Borges;

    Onde tiraste esta ideia que o titulo do Papa é VICARIVS FILII DEI?
    Vais me dizer que todas as igrejas estão certas? onde esta isto na Bíblia?

    O problema do protestantismo é cada dizer que esta sendo dirigido por ESPIRITO SANTO.

  25. Eduardo disse:

    faz sentido esse lema “Católico ignorante futuro protestante,protestante que estuda futuro católico”, isso é fato.

  26. Daniel Dumaresq disse:

    Mas uma coisa é certa: A Igreja primitiva não era católica, não era protestante. Era simplesmente seguidora do Evangelho de Cristo. Isso é suficiente!

  27. weverson disse:

    eu fico ipressionado com tanta baboseira que vcs católicos falam e pregam.
    porque vc escondem os erros que vcs cometem, e porque quando o papa comete abominações diante de Deus e da sua palavra vcs escondem e não divulgam?
    eu desafio vc meu caro Rafa a postar esta matéria aí no seu site para todos verem e depois tentar refutá-la:
    acesse este site, leia as verdades que nele está postado, e tenete refutá-la. Ou será que isto é um desafio grande para vc, que vc vai ignorar meu comentário?

  28. edelson disse:

    O meu Deus quanta cegueira espiritual na mente desses homens. Primeiro que a igreja de Cristo é universal e única. Segundo a igreja católica não têm respaldo Bíblico para afirmar ser única. Terceiro a idolatria que reina dentro da mesma. Quarto a igreja (santa católica ) como a denominam alguns incautos, não tem nada de santa, porque Deus jamais vai abitar no lugar onde a idolatria é predominante. Quinto missa não é divino e sim mais com um culto pagão.
    Fora outros assuntos que se for eclarecer melhor o tempo é curto e o espaço pequeno.
    Que Deus tire a cegueira dos olhos desses homens antes que seja tarde de mais, PORQUE são cegos guiando cegos (Mt 15.14).

  29. Elyseu disse:

    A GÊNESE E CELEUMAS NO ÂMAGO DO PROTESTANTISMO

    Lutero, fundador do protestantismo foi inicialmente maçon e há literaturas vinculando-o aos Rosacruzes, dos quais também há ramificações protestantes – até seus símbolos assemelham-se – e se fez padre para prejudicar a Igreja; consta nos anais históricos que possuía uma amante e, por ter feito os votos de castidade, desejava suprimir o celibato eclesial para evadir-se da situação.
    Atualmente, várias sociedades secretas acossam a Igreja, infiltrando-a na tentativa de a implodir, especialmente desde Stálin. Há evangélicos que admitem patentemente que há pastores sempre de outra seita, não dele – pertencentes às sociedades secretas e até ligações com o socialismo/comunismo, pois muitos admitem certas teorias e práticas, como o aborto, do qual um nome é bastante sabido; também elos com outros grupos maçônicos são bastante consistentes. A Igreja Católica penaliza com excomunhão a quem se associar aos acima, por apostasia.
    À sua morte, Lutero enforcou-se, e de manhã, relatos históricos dos circunspectantes, depararam-se com seu rosto todo desfigurado, a sua feição horripilante, a ponto de causar pavor aos que o vislumbraram após seus criados o procurarem para servi-lo.
    Disso conclui-se que o embasamento sobre o qual se apoiam os pretensos evangélicos são extremamente frágeis e inseguros – seitas de cristianismo de fachada existentes por aí, abocanhando-se reciprocamente em querelas – confira-o no You Tube acusações mútuas de pastores – arrebanhando os de comportamento ignorante, apenas de tradição, dura cerviz, a maioria, por experts em montagem de empresas exploradoras do ramo religioso com seus artifícios de retórica e para os enganar com ideologias religiosas.

    A religião professada por supostos evangélicos não possui nenhum embasamento teológico, senão meras sociedade de cultura religiosa entre amigos, onde cada um é o auto intéperprete e pastor, dentro do mais absoluto relativismo-subjetivismo e bíblico-teológico; juízes a arbitrarem as próprias sentenças.

    Acha boa ideia comungar com o acima, aliar-se aos heréticos e se inscrever antecipadamente na agenda de Satanás?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s