Por que a Igreja guarda o Domingo e não o Sábado? Falam os pais da Igreja.

Publicado: 18 de novembro de 2010 por Rafasoftwares em Patrística
O motivo mais importante é que Jesus ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão. O Catecismo da Igreja assim explica:

§2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus. Com efeito, o culto da lei preparava o mistério de Cristo, e o que nele se praticava prefigurava, de alguma forma, algum aspecto de Cristo (1Cor 10,11)”.

 

Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” Em Mt 28, 1 vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” Em Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2).

 

A Epístola de Barnabás (74 d.C.) um dos documentos mais antigos da Igreja, anterior ao Apocalipse, dizia: “Guardamos o oitavo dia (o domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” (Barnabás 15:6-8).

Santo Inácio de Antioquia (†107), mártir no Coliseu de Roma, bispo, dizia: “Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte” (Carta aos Magnésios. 9,1).

 

“Devido à Tradição Apostólica que tem origem no próprio dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal a cada oitavo dia, no dia chamado com razão o dia do Senhor ou Domingo” (SC 106). O dia da ressurreição de Cristo é ao mesmo tempo “o primeiro dia da semana”, memorial do primeiro dia da criação, e o “oitavo dia”, em que Cristo, depois do seu “repouso” do grande Sábado, inaugura o dia “que o Senhor fez”, o “dia que não conhece ocaso”. (Cat. §1166)

São Justino (†165), mártir, escreveu: “Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia após o Sábado dos judeus, mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos“ (Apologia 1,67).

 

São Jerônimo (†420), disse: “O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol, também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação.” (CCL, 78,550,52)

Desta forma a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição da Apostólica nos mostram porque desde a Ressurreição do Senhor a Igreja guarda o Domingo como o Dia do Senhor.

Fonte: Eterna Misericordia

comentários
  1. PAULINO FILHO disse:

    EU NÃO ENTENDO O RAFAEL. UMA HORA ELE DIZ QUE A LEI DUROU ATE JOÃO, AGORA ELE DIZ QUE EXISTE LEI (3º MANDAMENTO CATOLICO: GUARDAR DOMINGO E FESTA).

    RAFAEL DISSE:
    Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…”
    Isso é só pra eu rir!
    Paulo amigo só partiu o pão no domingo porque ele tinha que seguir viaje no dia seguinte.
    Coloca o veículo todo Rafael!
    Atos (20:7) No primeiro dia da semana, tendo-nos reunidos a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte…
    Como João iria se referir ao domingo em ATOS 20:7, sendo que a primeira citação como sendo este o dia do Senhor aparece cerca de 70 a 75 anos DEPOIS dele escrever esse texto?

    Em Mateus 28:1 Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…
    Esse texto diz que devemos guardar o domingo? Eu ainda não vi isso!

    EM 1 CORINTIOS 16:2 DIZ: No primeiro dia da semana cada um de vos ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado.
    Em 1 corintios 16:2 também não diz nada que devemos guarda o domingo!

    Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…”
    O único dia do senhor na bíblia e o SABADO.
    Isaias 58:12( Se desviares o pé de profanar o SABADO e de cuidar dos teus próprios interesses no MEU SANTO DIA, se chamares ao SABADO deleitoso e SANTO DIA DO SENHOR, digno de honra….

    ****Resto do comentário removido por Plágio (o leitor não cita a fonte da sua cópia).

    • Rafasoftwares disse:

      Paulino,

      onde eu falei de 3º mandamento católico?

      Eu já lhe disse mais de 10 vezes leia o que eu escrevo! você passa o olho por cima e vai copiar de outros sites pra colocar aqui! seus comentários serão excluidos e cortados por atribuir a si algo que não é seu!

      o resto do seu comentário se encontra refutado aqui:

      http://www.digitusdei.com.br/2010/11/domingo-e-pais-da-igreja-resposta-ao.html

      Sua biblioteca de cópias está ficando conhecida!

      Meu caro, o que a Igreja faz é a sintese dos mandamentos do antigo testamento com a nova economia que Jesus trouxe, os versiculos que você disse para eu postar já postei ai mais de 300 vezes… mas como você não ler, fica ai falando… uso as passagem apenas mostram que os cristãos já relativisavam o sábado, e começavam a observar o domingo!

  2. paulino disse:

    se a minha biblioteca ja esta conhecida, a sua nem saiu da estante!!!!

  3. paulino disse:

    Rafael vc disse que sou plagiador, nao foi?Então vc deveria chamar Sao Paulo também de plagiador!O apóstolo Paulo cita um texto que foi dito pelos Profetas, mais nao cita a fonte.Hebreus 8:10 ( Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.) Ele cita o mesmo texto do profeta jeremias. Jeremias 31:33 (Porque este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.) Se isso nao e plagio, porque o meu e? Rafael se for por sua lógica Ele deveria fazer o que Pedro fez.Atos 2:16( Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:)Quero resposta baseada na bíblia!!!!! Vc disse que eu nao citei a fonte?Vc que nao leu direito…Segue ai a fonte: livro Subtilezas do Erro (1981 escritora Ellen white.Agora veja se eu nao citei?

  4. Paulino disse:

    Rafael sua biblioteca também esta ficando conhecida!!rssrsrs
    http://www.veritatis.com.br

    • Rafasoftwares disse:

      kkkkkkkkkk, aiaia viu!

      Esta eu tenho que rir!

      Meu caro Paulino, como eu lhe disse posto matéria aqui de meus parceiros, se puder olhar lá no veritatis na parte de apologética, verá o link de meu blog e aqui no meu blog o link do veritatis! Postamos materias que eles fazem e eles que nós fazemos! Porém citamos as fontes, qualquer coisa que puder observar que tem ai do veritatis tem as devidas fontes citadas! O que é diferente do seu caso!

      Compare o que eu escrevo e atribuo a mim, com o que o veritatis faz! Ai verá a diferença!

      hahaha, piada!

  5. manuel disse:

    O Paulino ;

    Só participa no Blog falando apenas do Sábado….

    Eu acho que ele estuda apenas o Sábado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s