Proibidos de casar ou castos por opção?

Publicado: 8 de novembro de 2010 por Rafasoftwares em Doutrina

Um dos argumentos protestantes mais usados contra o celibato é que ele seria algo imposto, que os sacerdotes, religiosas etc., seriam proibidos de se casar e – portanto, alegam – o celibato seria antibíblico. Num fórum de discussão, um protestante alegou: “Paulo não era casado, por opção dele …e não porque era proibido. no catolicismo è proibido”


 

Será isso verdade? Ou isso não passaria de mais um sofisma protestante? Por acaso o protestante supracitado sabe o que vem a ser o celibato evangélico, como proposto por S. Paulo e por Cristo? Parece que não. Inclusive, se soubesse, saberia que nos ritos orientais os sacerdotes podem ser ordenados se forem casados. Se acaso não se ordenam casados, serão celibatários dali em diante. Afinal, Nosso Senhor pede que a todos quantos o forem seguir que nada podemos amar mais que Ele, seja pai, mãe ou esposa/marido (Mt 10, 37-38).

O primeiro a propor o celibato, veja que coisa, foi Jesus! Sim, é isso mesmo: foi Cristo quem propôs pela primeira vez o celibato. Veja as palavras de N. Senhor:

“Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.” (S. Mateus 19, 11 e 12)

Então, Jesus fala aí que muitos se fazem eunucos por amor ao Reino dos Céus. Uma coisa importante: o texto fala em 3 tipos de eunucos. O primeiro seria os que “são desde o ventre” de suas mães, são pessoas que nascem com alguma disfunção que lhes tolhe a função sexual. O segundo tipo falado por Cristo são os que foram tornados eunucos “pela mão dos homens”, ou seja, eram pessoas castradas, que eram feitas assim para vigiar haréns, fazer tarefas domésticas ou servir como espiões e por fim há os que são descritos por Cristo, como pessoas que a “si mesmo se fizeram eunucos”, por amor ao Reino. O que isso significa?

Quando Cristo fala de SE FAZEREM eunucos pelo Reino, Ele evoca o celibato, pois embora eles não sejam fisicamente eunucos, eles abrem mão do prazer sexual e – consequentemente – do casamento, já que o sexo fora do casamento não é permitido na moral cristã. Se fazer eunuco – portanto – é a mesma coisa que falar de celibato: renunciar ao casamento e ao sexo, por consequência.

Depois, São Paulo fala a mesma coisa com outras palavras, veja:

“Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu. Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.” (1Coríntios 7,7-9)

Ele começa o capítulo 7 falando de como os casados devem proceder (versículos 2 a 6) e aí emenda algo que ele tinha só feito menção no início do capítulo:

“Agora, a respeito das coisas que me escrevestes. Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma.” (1Coríntios 7,1)

Ele fez menção breve como vc viu, no começo do capítulo e foi para como os casados devem proceder. Aí ele fala que gostaria que todos fossem como ele (Paulo era celibatário), mas ele reconhece ser um dom de Deus tanto um – o celibato – como o outro (casamento). Ao falar dos solteiros e das viúvas, ele os encoraja fortemente a viverem a castidade e a manterem-se celibatários: ” Aos solteiros… é bom se permanecerem assim”. E ainda fala que ele também o faz (“como eu”). Mas, logo ele adverte, que se não conseguir guardar a continência sexual, que se case, pois é “melhor casar que abrasar-se”, segundo o próprio S. Paulo.

São Paulo ainda explica o motivo de ele recomendar expressa e vivamente o celibato:

“Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido” (1 Coríntíos 7, 32-34)

Então, aí está o motivo pelo qual S. Paulo recomendava vivamente o celibato: o solteiro, o celibatário e a virgem estão livres para dedicar-se de modo integral ao Reino de Deus enquanto os casados tem outras preocupações: o marido ou a mulher, filhos, etc. E é por esse mesmo motivo que a Igreja pede que os sacerdotes, religiosos e religiosas sejam celibatários: para serem livres para servirem a Deus. Afinal, eles não terão outra preocupação além do Reino. E quando se abraça a vida sacerdotal ou religiosa, supõe-se que a pessoa em questão o faz para servir a Deus, dedicar-se ao Seu serviço. Nada mais coerente, então, que essa pessoa abdique de coisas santas e lícitas (o casamento, por ex.) para que ela possa ter dedicação total ao seu chamado.

Veja, então, que isso é – ao contrário do que muitos pensam – um dom de Deus. Não é para todos, claro, o próprio S. Paulo o reconhece. E não é – como o protestante citado afirma – uma imposição, antes a vocação sacerdotal ou religiosa é uma opção e uma opção consciente. Aliás, a bem da verdade, não só a vida sacerdotal e religiosa são celibatárias, mas muitos leigos o são celibatários por opção também. Desfazendo, assim, a suposta oposição entre o que diz S. Paulo e o que a Igreja faz. Na verdade, como vimos, a Igreja nada mais faz do que obedecer a São Paulo. Mas a bem da verdade as pessoas que são contrárias ao celibato deveriam ter esses fatores acima citados em mente. Ou correm o sério risco de faltar com a verdade dos fatos.

Autor : Juliana Fragetti Ribeiro Lima

Fonte : Veritatis Splendor

 

comentários
  1. Daniel Dumaresq disse:

    “o Bispo, portanto, deve ser esposo de uma só mulher…”

  2. weverson disse:

    Olha vcs afirmam que os sacerdotes não são proibidos de se casarem.
    então porque que quando algum padre decide ter uma vida matrimonial seguindo o exemplo lá do Édem, a igreja não permite que esta pessoa continue servindo ao sacerdócio?
    Vcs afirmam que Pedro foi o 1° papa, mas pedro era casado, e porque nenhum papa hoje é casado?Será que é porque a igreja Romana proíbe?
    Agora se vc continua afirmando a tese que os papas são casto por opção e não por proibição da igreja Romana, me responda:
    Se por acaso o papa Bento XVI se apaixonasse por uma Senhora, e decidice se casar com ela, a igreja permitiria que ele continuasse sendo papa?

    Deveria permitir sim, pois vcs não vivem dizendo que seguem o costume da igreja primitiva, e se vcs seguem tal costume deveriam permitir que o Bento XVI continuasse servindo como papa mesmo se casando, pois Pedro, o “1° PAPA”como vcs afirmam, era casado.

    Eu tenho um amigo que foi seminarista, pois desde pequeno ele tinha o sonho de ser padre, só que no segundo ano ele teve de abandonar este sonho, sabe porque?Porque ele se apaixonou por uma moça e ambos, em uma das férias começaram um namoro, e quando ele chegou ao ceminário e contou isso para um de seus superiores, conta ele que recebeu um grande sermão e foi destituído de alcançar a batina, pois o que ele fez foi um pecado terrível.
    Ele ainda me disse que ele poderia estudar teologia sim mas não para servir como padre pois ao descobrirem que ele estava namorando sério e não pretendia se retratar, foi proibido pela igreja de se formar padre.
    Desiludido então, ele abandonou o sonho de ser padre, visto que fora proibido pela igreja de exercer tal função.
    Mais tarde devido aos seus estudos incansáveis das escrituras (pois ele era um católico nato, e sincero) descobriu algumas verdades que a igreja ROMANA esconde, e decidiu romper com o catolicismo e hoje ele é um PASTOR ADVENTISTA MUITO BEM CONCEITUADO.

    Porque a igreja não permitiu que ele se tornasse padre, mesmo estando casado?Ja que vc acabou de afirmar, que os padres são casto por opção e não por obrigação, porque a igreja o proibiu?

    gostaria que me respondesse, pois é um fato muito curioso.

    • Moacir disse:

      Os padres fazem VOTO DE CASTIDADE PERPÉTUA, isso quando entram pro seminário solteiros. Se eles decidissem se casar, depois do voto feito, estariam desonrando a promessa e o voto que fizeram. E quanto a esse seu amigo ai, e ao diretor espiritual dele, vc bem sabe que as pessoas sao diferentes e podem errar. Aqui na minha cidade, tenho ctz que ngm faria isso com Ele… E a Igreja não esconde NADA, e não erra, porque Cristo quis e quer que a Igreja nao erre! E outra, ele saiu da Santa Igreja pra ir pra uma seita que já marcou data pro apocalipse muitas vezes e erraram TODAS! Quem é que tá mentindo, hein???????

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s