A paz do Senhor povo Santo, o desejo de compartilhar com todos o conhecimento de Deus e das sagradas escrituras me impulsionam para fazer mais esse estudo.
Para todos aqueles que querem aprender um pouco dessa língua sagrada e se aprofundar mais no entendimento bíblico com base na sua língua originaria vai ai essa pequena série de 9 aulas de hebraico bíblico, que foi elaborada como subsídio para as aulas de um semestre de duração no 10 ano de Teologia da FTCR da PUC-Campinas. Vamos traduzir Gênesis 1, 1-8, versículo por versículo, divididos como já disse em 9 aulas, sendo que só na ultima postarei o alfabeto e o áudio das pronuncias. Bom Aprendizado a todos!
O hebraico é uma língua semítica. As línguas semíticas constituem um ramo da grande família das línguas afro-asiáticas, anteriormente chamada camito-semítica. A família afro-asiática compreende seis ramos: semítico, egípcio, berbere, cuxita, homótico e chádico.
A família das línguas semíticas é bem antiga, documentada desde a metade do terceiro milênio a.C. com o acádico e o eblaíta, até os dias atuais com o árabe, o amárico e o hebraico.
O Hebraico é uma língua do Velho testamento/ hebraico bíblico e do judaísmo desde a antiguidade. É uma linguagem de uma vasta literatura tanto religiosa quanto secular.
O hebraico, ao contrário das línguas que comumente conhecemos, não se escreve nem se ler da esquerda pra direita e sim da direita para a esquerda, por tanto a pronuncia colocada a baixo de cada versículo não está na mesma ordem da escrita, ou seja, está ao contrário.
A ordem dos textos ficaram assim na tabela:
- Texto original (lido da direita para a esquerda)
- Pronuncia do texto
- Tradução do texto
Feito a Introdução vamos lá:
Gênesis 1, 1:
*Note que nas tabelas eu grifei em vermelho a palavra elohim foi para fazermos uma breve reflexão.
Perceba que Elohim é o plural da palavra El que significa Deus. Nesse trecho os Padres Apostólicos já viam a prefiguração da Santíssima Trindade visto que se dá a noção de pluralidade de pessoas, pois Elohim é usado como nome próprio para designar o Criador.
E por ultimo por curiosidade, a Palavra Bereshít é a primeira Palavra de toda a bíblia que significa no princípio. Esse é o nome também do primeiro livro da torá dos judeus, Pentateuco para nós Cristãos, ele não o chamam de Gênesis como nós e sim pela primeira palavra do livro, assim como em todos os outros livros sempre os nomeiam pela primeira palavra contida nele.
Bom essa foi nossa primeira aula, espero que tenham gostado!!
meus, parabéns pelo incentivo de nos ensinar como fala hebraico, precisamos muito deste aprendizado e entendermos a origem da palavra de Deus.